Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Vestidos de noivas: uma história de poder, status e estilo

Vestidos de noivas: uma história de poder, status e estilo

Ao contrário dos trajes usados em ocasiões especiais, com o intuito apenas de focar na beleza da peça, esta roupa tem significado e relevância para a cultura ocidental. O vestido de noiva, que surgiu na Idade Média com o intuito de representar poder e status social, é também o resgate da cultura, da religiosidade e da história da humanidade. Seus tecidos, volumes, véu e demais complementos simbolizam a magia que envolve a união do casal.

Ao longo de toda a história, essa vestimenta se modificou conforme os valores e tendências de cada época até chegar aos modelos atuais. Em nosso blog, você poderá conhecer um pouco mais sobre os diferentes estilos de vestidos de noiva e a sua relação com os períodos históricos.

Romanos
Entre os romanos a cerimônia de casamento era diferenciada das outras cerimônias civis através do traje, que era preparado unicamente para esta ocasião. A noiva vestia uma túnica branca e se envolvia com um véu de linho fino e de cor púrpura. Para combinar, o cabelo era arrumado com tranças e era colocado uma coroa de flores que simbolizava fertilidade.

Renascimento
Com a ascensão da burguesia, as noivas se tornaram mais luxuosas. Elas eram apresentadas em um vestido de veludo que tinha o brasão de sua família. No entanto, no término desse período histórico, o preto começou a ser aceito como adequado para os vestidos de noiva. Logo após, o branco surgiu como novo padrão de elegância.
Noivas de branco
A primeira noiva a se vestir de branco foi Maria de Médici ao se casar com Henrique IV, o herdeiro da coroa francesa. O vestido trazia um decote quadrado com o colo à mostra, o que causou grande escândalo em frente ao clero.

Rococó
Para os casamentos deste período, as mulheres usavam vestidos com tecidos brilhantes, bordados com pedrarias, babados de renda nas mangas. As cores preferidas eram as florais, lilás, pêssego e verde.

Século XX
O traje nupcial acompanhou toda a evolução da moda, com os sistemas de alta costura que vestiu as princesas da época. Com o crescimento dos meios de comunicação, como a televisão, cinema e revistas, os vestidos puderam ser conhecidos mundialmente.

Influenciado pela Belle Époque francesa, os vestidos do início deste século, principalmente aqueles confeccionados até antes da Primeira Guerra Mundial, eram extremamente ornamentados com uma modelagem mais solta.

Na década de 60, a moda foi tomada pelo sistema de prêt-à-porter, pela mini-saia e pelo vestido tubo. O vestido passou a ser comprado pronto, nas versões mini e tubo. O modelo mais conhecido foi o vestido do segundo casamento de Brigite Bardot, curto feito em tecido de algodão, xadrez cor de rosa e branco, que demonstrava uma noiva campestre e natural.

E você, qual é o seu vestido de noiva preferido? Conte para gente nos comentários abaixo! 😉

 

 

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo