Um café, por favor: tudo sobre a bebida com Bruna Prado

O universo do café é muito amplo – desde a colheita do grão até chegar à sua xícara, tem muitos processos envolvidos e história para contar. A barista Bruna Prado, em parceria com a Café VilaMonge, esteve na Camicado do Parque Dom Pedro Shopping para falar tudo sobre café e passar algumas dicas.
Existem duas espécies que nós consumimos: o Arábica e o Canefora. Segundo Bruna, o café Arábica é mais delicado e pouco amargo, por isso é utilizado na maioria das receitas de bebidas gourmet, tendo preço mais elevado, enquanto o Canefora tem qualidade mais baixa, o que eleva seu amargor e a quantidade de cafeína em sua fórmula, levando preços mais acessíveis no mercado, “Quando a gente pensa em qualidade de café, a gente pensa nos grãos gourmet: eles recebem cuidado desde a hora da colheita”, sugere a especialista.
Mas não são apenas os grãos que interessam: o modo como você armazena o café também faz toda a diferença. O café em pó sofre oxidação a cada 15 minutos, enquanto o café em grão oxida a cada duas horas. Assim que você abre a embalagem, o café começa o processo, por isso você deve evitar que ele fique tanto tempo exposto ao ar e à luz, pois esse processo pode alterar o sabor da bebida e fazer com que ele vá perdendo a qualidade, consequentemente. A dica da Bruna é deixar o café na própria embalagem e, na hora de fechar, tirar o máximo de ar possível e vedar o pacote (ela precisa ser escura, evitando que passe iluminação).
E será que você sabe a melhor forma de preparar seu cafezinho? A Bruna dá a dica: “Não deixar a água do café ferver na hora do preparo vai ajudar você a não tirar todo o oxigênio da água, porque isso também altera o sabor”, afirma a barista. Segundo Bruna, se você usa o método “coado”, a dica é tirar a chaleira do fogo quando as bolhas de fervura começarem a surgir. Ah, acrescentar o café na água – e não o contrário – também é uma boa: isso ajuda a liberar os óleos aromáticos, resultando em um sabor único. Bruna ressalta, também, que é importante passar água quente no filtro sempre antes de preparar a bebida, para que nenhuma sujeirinha possa interferir na qualidade.
Dicas incríveis para os amantes de café, né? Mas olhe só, se você é viciado em cafezinho, a Bruna tem um último conselho sobre os horários de consumo: “O indicado para quem tem algum problema de saúde relacionado à cafeína é não é tomar à noite. O café expresso é o que tem menos cafeína, e o coado tem mais (já que fica mais tempo em contato com a água)”.
Adoramos as dicas da Bruna, né!? Pode voltar sempre por aqui. <3