Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Um café, por favor: tudo sobre a bebida com Bruna Prado

Um café, por favor: tudo sobre a bebida com Bruna Prado

O universo do café é muito amplo – desde a colheita do grão até chegar à sua xícara, tem muitos processos envolvidos e história para contar. A barista Bruna Prado, em parceria com a Café VilaMonge, esteve na Camicado do Parque Dom Pedro Shopping para falar tudo sobre café e passar algumas dicas.
Existem duas espécies que nós consumimos: o Arábica e o Canefora. Segundo Bruna, o café Arábica é mais delicado e pouco amargo, por isso é utilizado na maioria das receitas de bebidas gourmet, tendo preço mais elevado, enquanto o Canefora tem qualidade mais baixa, o que eleva seu amargor e a quantidade de cafeína em sua fórmula, levando preços mais acessíveis no mercado, “Quando a gente pensa em qualidade de café, a gente pensa nos grãos gourmet: eles recebem cuidado desde a hora da colheita”, sugere a especialista.

Mas não são apenas os grãos que interessam: o modo como você armazena o café também faz toda a diferença. O café em pó sofre oxidação a cada  15 minutos, enquanto o café em grão oxida a cada duas horas. Assim que você abre a embalagem, o café começa o processo, por isso você deve evitar que ele fique tanto tempo exposto ao ar e à luz, pois esse processo pode alterar o sabor da bebida e fazer com que ele vá perdendo a qualidade, consequentemente. A dica da Bruna é deixar o café na própria embalagem e, na hora de fechar, tirar o máximo de ar possível e vedar o pacote (ela precisa ser escura, evitando que passe iluminação).

E será que você sabe a melhor forma de preparar seu cafezinho? A Bruna dá a dica: “Não deixar a água do café ferver na hora do preparo vai ajudar você a não tirar todo o oxigênio da água, porque isso também altera o sabor”, afirma a barista. Segundo Bruna, se você usa o método “coado”, a dica é tirar a chaleira do fogo quando as bolhas de fervura começarem a surgir. Ah, acrescentar o café na água – e não o contrário – também é uma boa: isso ajuda a liberar os óleos aromáticos, resultando em um sabor único. Bruna ressalta, também, que é importante passar água quente no filtro sempre antes de preparar a bebida, para que nenhuma sujeirinha possa interferir na qualidade.

Dicas incríveis para os amantes de café, né? Mas olhe só, se você é viciado em cafezinho, a Bruna tem um último conselho sobre os horários de consumo: “O indicado para quem tem algum problema de saúde relacionado à cafeína é não é tomar à noite. O café expresso é o que tem menos cafeína, e o coado tem mais (já que fica mais tempo em contato com a água)”.

Adoramos as dicas da Bruna, né!? Pode voltar sempre por aqui. <3

Posts relacionados

post title
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Pinterest

Receita de Salgadinhos de Legumes na Fritadeira Oster

Para quem adora inovar na cozinha, uma fritadeira elétrica dispensa comentários. Além de trazer mais praticidade, possibilita receitas mais saudáveis para todos os momentos do dia. Já imaginou petiscar Salgadinhos de Legumes preparados em minutos? Hoje compartilhamos esse preparo superfácil para você inovar no lanche da tarde, incluindo alimentos mais ricos em nutrientes. Separe sua … Continued

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo