Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Tipos de Facas Essenciais para sua Cozinha

Tipos de Facas Essenciais para sua Cozinha

Se você quer se tornar um verdadeiro chef de cozinha, é preciso saber quais são e as principais diferenças entre os tipos de facas. Muitas delas são multiuso, perfeitamente úteis em várias funções diferentes. Outras, porém, contam com características específicas para um tipo de corte e são verdadeiras ajudantes na hora de cozinhar. Confira abaixo a lista com as facas mais comuns para se ter em uma cozinha completa!

Faca do Chef

Variando de 15 a 30 cm, a faca do chef é uma das mais utilizados por ser realmente útil em diversas situações. Conta com uma ponta ligeiramente curva, a faca é produzida de forma que a lâmina deslize pela tábua de corte. Ideal para carnes, frutas e legumes, é considerada a faca coringa – ou seja, se precisar escolher apenas uma, essa é uma boa pedida.

Faca Santoku

Cortar, picar e fatiar. Esse é o significado literal para a faca Santoku. De uso geral, assemelha-se à faca do chef pela versatilidade. De origem japonesa, é hoje uma das facas mais populares do mundo, e conta com variados tamanhos.

Cutelo

Precisão para o corte é o que define a grande vantagem do cutelo. A lâmina afiada e a leveza do modelo ao estilo chinês proporcionam segurança e conforto na hora da utilização. É ótimo para cortar desde carnes mais duras e com osso, até legumes, frutas e ervas.

Faca para legumes

A faca para legumes é uma das menores disponíveis entre as mais populares, mas, por isso mesmo, executa como poucos modelos alguns trabalhos em que a precisão é necessária. Para descascar vegetais, limpar peixes e frutos do mar e tirar sementes, por exemplo, essa é a melhor opção.

Faca serrilhada (ou faca para pão)

Como o próprio nome já diz, a faca serrilhada permite que você corte pães, frutas e legumes sem amassá-los e com o mínimo de esforço. Não é um tipo de faca para ser afiada, mas, mesmo assim, costuma ter um longo período de durabilidade.

Faca para desossar e filetear

Se você costuma preparar diferentes tipos de carne, essa faca pode ser de grande ajuda na sua cozinha! Ela separar a carne dos ossos como poucos outros modelos, e também é ideal para cortar filés, seja de carne bovina, de frango ou peixe. Por ser curva, oferece mais controle e precisão para quem estiver empunhando a faca.

Mezzaluna 

As mezzalunas são grandes e imponentes, e servem basicamente para cortas ervas. Há algumas maiores, que podem auxiliar no corte de pizzas e pizzas. Há também modelos que contam com uma ou duas lâminas.

Posts relacionados

post title
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Pinterest

Receita de Salgadinhos de Legumes na Fritadeira Oster

Para quem adora inovar na cozinha, uma fritadeira elétrica dispensa comentários. Além de trazer mais praticidade, possibilita receitas mais saudáveis para todos os momentos do dia. Já imaginou petiscar Salgadinhos de Legumes preparados em minutos? Hoje compartilhamos esse preparo superfácil para você inovar no lanche da tarde, incluindo alimentos mais ricos em nutrientes. Separe sua … Continued

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo