Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Receitas com Maçarico: Sofisticação na sua Cozinha

Receitas com Maçarico: Sofisticação na sua Cozinha

Inovar na cozinha requer, além de criatividade, muitas horas dedicadas ao preparo de diferentes receitas. Mas, mais do que entregar um prato bem feito, é a finalização e a apresentação da receita que faz com que você e seus convidados sejam positivamente surpreendidos e fiquem com água na boca. Para te ajudar a criar esse momento “uau!”, existe um acessório que é um verdadeiro queridinho dos cozinheiros em todo o mundo, o maçarico! O chef Antonio Nogueira (@nogueiraenozes), do Espaço Gourmet da Camicado, revelou o passo a passo de três receitas especiais em que o maçarico é a ferramenta principal para o preparo e finalização. Confira!

Crème Brûlée

Ingredientes:

150g de creme de leite fresco; 80ml de leite integral; ½ fava de baunilha (ou uma colher de extrato natural); 50g de açúcar; 3 gemas de ovos; açúcar cristal para polvilhar e maçaricar.

Modo de preparo:

Misture o leite, o creme de leite e a baunilha em uma panela e leve ao fogo. Quando o creme ferver, desligue o fogo, tampe a panela e reserve o creme. Em um bowl, misture bem as gemas e o açúcar. Em seguida, adicione aos poucos a mistura da panela ao creme de gemas, mexendo bem até ficar homogêneo.

Depois, acomode o creme em ramequins, leve ao forno em banho maria (de 160°C a 180°C) por cerca de 45 minutos até ganhar consistência (você pode testar com um palito ou colhe de café: se fizer um furo no creme, está no ponto!). Por fim, retire os ramequins do forno, deixe-os esfriar e coloque-os na geladeira, onde devem ficar por pelo menos quatro horas (atenção: não é para congelar).

A última etapa é a mais interessante: cubra o creme frio com açúcar cristal, espalhando bem pela superfície a fim de fazer uma fina camada e sem deixar o creme exposto. Então pegue o maçarico e passe a chama rapidamente em movimento de zigue-zague até que o açúcar derreta. Deixe repousar por alguns segundos e repita o processo, dessa vez até a superfície atingir a cor de caramelo. Espere mais alguns segundos para o açúcar cristalizar e então sirva!

Salmão Maçaricado com Batatas Petisco

Ingredientes:

Batatinhas inteiras com casca ou cortadas em cubos médios; pimenta do reino e sal grosso a gosto; azeite para untar todas as batatas; dentes de alho descascados e cortados ao meio, a gosto; alecrim a gosto; filé de salmão cortado em sashimis.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes (exceto o salmão) e espalhe em uma assadeira sem empilhar as batatas. Após, leve para assar a 200°C no forno até que fiquem douradas. Esses petiscos podem ser servidos quentes ou frios. Para acrescentar um toque defumado, adicione pitadas de páprica defumada assim que retirar a assadeira do forno.

Em seguida, transfira as batatas para uma tigela, e use a mesma assadeira (já com azeite e tempero residual) para preparar o salmão, dispondo os cortes dos filés na assadeira sem empilhar. Coloque de volta ao forno (200°C) para que fiquem pré-cozidos, levemente esbranquiçados. Quando retirar do forno, toste os pedaços de salmão com o maçarico.

Por fim, é só adicionar azeite frio à vontade na hora de servir, misturados com as batatas. Se quiser finalizar com ervas aromáticas frescas, as sugestões são cebolinha, salsa e manjericão.

Verrine de Mousse de Limão com Merengue Queimado

Ingredientes da mousse:

Uma lata de leite condensado gelado; 300g de creme de leite gelado (se for fresco, ficará mais macio e saboroso); 100ml de suco de limão.

Ingredientes do merengue:

Três claras de ovo; 160g de açúcar; 10 gotas de limão.

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata o leite condensado e o creme de leite por um minuto em velocidade alta. Enquanto bate, adicione o suco de limão gradativamente. Após bater, acomode o preparo em copos de shot ou taças de sobremesa, sem encher o recipiente completamente, e leve para a geladeira.

Agora é a hora do merengue, preparado em banho-maria: uma panela pequena com água e uma vasilha de vidro temperado (que suporte fervura). A vasilha precisa ficar acomodada sobre a panela, com seu fundo sem tocar diretamente na água, e com boa parte de sua boca e lateral para fora da panela, para que seja manipulada com as mãos.

Coloque as claras e o açúcar na vasilha, leve para o banho maria em fogo médio/baixo, mexendo constantemente com uma espátula de silicone para diluir o açúcar (dica: atrite a lateral da espátula nas paredes internas da vasilha até não sentir mais os cristais do açúcar). Assim que o açúcar estiver diluído, continue mexendo por mais 3 minutos e desligue o fogo. Para evitar qualquer acidente com a água quente ou o vapor, tome cuidado na hora de remover a vasilha usando use luvas ou panos de prato como apoio.

Depois, bata o preparo de claras elevando a velocidade da batedeira gradativamente e adicione as gotas de limão. Quando atingir a consistência firme e elástica, aplique o merengue sobre a mousse gelada. Detalhe: use um saco de confeiteiro ou aplique com colher para um acabamento mais rústico. Para finalizar, passe rapidamente o maçarico sobre o merengue até atingir aquele tom caramelo e sirva!

E aí, gostou das receitas? Então visite nosso site para conferir as opções de maçarico e outros acessórios pra você arrasar na cozinha!

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo