Pratos na Parede: Saiba Mais Sobre a Tendência

O prato deixou de ser item indispensável apenas na cozinha e se tornou elemento decorativo na casa toda. Direto da casa da vovó, a tendência de usar pratos na parede retorna com tudo e pode substituir, inclusive, os tradicionais quadros decorativos. Confira agora como escolher a composição perfeita e, até mesmo, definir a parede ideal para a aplicação.
A composição perfeita
Para definir os pratos na parede, você pode misturar diferentes referências de tamanho, de formato e de desenho. Nesse mix, prevalecem os gostos pessoais e uma harmonização com a décor do seu ambiente.
Outra sugestão é optar por uma linha mais tradicional, utilizando peças com a mesma paleta de cores e com formatos semelhantes. Uma combinação mais simples, mas que garante ótimos resultados.
Os itens podem ser de louças antigas, verdadeiras relíquias da família, de viagens, de conjuntos queridos incompletos e também de coleções à venda. Nada impede de combinar todos, desde que tenham uma singularidade: a textura, as cores e os motivos, por exemplo.
Se você está em dúvida sobre qual prato escolher e qual deixar de fora do conjunto, o processo para definir é simples. Basta espalhar no chão todas as louças e testar as diferentes composições.
Mas como fazer isso? Mantenha a mesma distância que você terá na parede, assim é possível confirmar a possibilidade de adicionar mais peças ou a necessidade de retirar. Fotografe tudo até chegar na composição perfeita!
A parede ideal
A decoração com pratos na parede será o ponto alto do seu ambiente. É possível fugir do óbvio, escolhendo um pilar da casa para aplicação, um corredor ainda sem elementos decorativos ou, até mesmo, o escritório. O que importa é a peça fazer sentido no espaço escolhido.
Você também pode aproveitar o contexto do ambiente para aplicar os pratos na parede. Um mix com estampa floral, próximo à janela com vista para o jardim, faz todo o sentido. Assim como uma parede com tons fortes pode ganhar louças contrastantes para chamar a atenção e ser o destaque do ambiente.
A instalação
Peças escolhidas? Então é hora de definir a altura em que ficarão os pratos na sua parede. Eles precisam estar visíveis e com destaque para ganhar a atenção na sua décor.
Se mesmo depois de testar no chão você ainda quiser uma prévia antes de instalar, faça um contorno dos pratos em um papel pardo e recorte-os. Aplique o papel na parede e veja como ficará a disposição dos objetos escolhidos.
Quando estiver certa da composição como um todo, há muitas maneiras de aplicar os pratos na parede. Com uso de arames, adesivos e até de massas conhecidas no mercado. Escolha aquela que melhor combina com a sua decoração! O importante é você ir testando as peças e, ao mesmo, ir se divertindo durante o processo. Que tal começar agora mesmo?
Agora que você já sabe tudo sobre a tendência de pratos na parede, veja sugestões de composições.
Para uma decoração fun
Utilizamos uma combinação de pratos com o Mickey Mouse, ícone da Disney. Nem todas possuem o mesmo formato, mas o personagem é destaque em toda a composição.
Para um ambiente floral delicado
Os pratos na parede vão roubar a cena nessa decoração floral com destaque para a louça Romance Cordelia. Uma parede colorida ao fundo vai trazer destaque para a decoração.
Para um espaço rústico
Os diferentes tipos de decoração podem ganhar pratos na parede. Se você tem um espaço rústico, elementos como o Prato Sobremesa Gaia e os itens da coleção Timeless vão fazer a diferença.