Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Como Organizar a Posição dos Talheres na Mesa

Como Organizar a Posição dos Talheres na Mesa

Como organizar a posição dos talheres na mesa

Ao receber convidados especiais em casa para um almoço ou jantar, uma maneira de deixar o ambiente ainda mais elegante é organizar corretamente a posição dos talheres na mesa. Além de proporcionar sofisticação, uma mesa posta bem harmonizada é uma demonstração de carinho e um convite para uma boa refeição.

Pensando nisso, a Camicado preparou o conteúdo a seguir para ajudar você a entender qual é a posição dos talheres na mesa e como organizá-los juntos a pratos, taças, guardanapos e outros acessórios funcionais e decorativos. 

Lembre-se: na hora de posicionar os talheres na mesa, é imprescindível ter em mente o menu que será servido. Afinal, cada talher corresponde a um tipo de alimento.

Na mesa posta do café da manhã

Caso você receba amigos ou uma pessoa querida para o café da manhã, também é importante entender a posição dos talheres na mesa. Como normalmente trazemos alimentos mais delicados, como pães, croissants e bolos, é possível usar garfos, facas e colheres de sobremesa para a composição, além da colher de café ou chá.

Com sousplat, prato de sobremesa, pires e xícara postos um sobre o outro (nessa ordem), é hora de organizar a posição dos talheres na mesa de café da manhã. Do lado esquerdo do prato, coloque o garfo de sobremesa, deixando-o separado do guardanapo (este deve estar ao lado esquerdo do talher).

A faca de sobremesa deve vir logo ao lado direito do prato e, em seguida, a colher de sobremesa. Já a colher de chá ou café deve ser colocada acima do prato em uma posição horizontal.

Na mesa posta do almoço

Na hora de estabelecer a posição dos talheres na mesa posta do almoço, é necessário escolhê-los conforme o menu. No caso de sopas, caldos e cremes, a colher é indispensável. Já se houver uma entrada com alimentos sólidos, como bruschettas, garfos e facas devem estar na composição. O mesmo vale para a sobremesa.

Com os itens necessários em mãos, pense no tipo de ocasião: trata-se de um almoço mais formal ou mais descontraído? Se for o segundo caso, você pode adotar uma posição dos talheres na mesa simples seguindo regrinhas básicas.

Por exemplo, o garfo deve sempre estar à esquerda da faca, com a lâmina voltada para dentro. Porém, sendo uma ocasião menos formal, com amigos próximos ou familiares, vale deixá-los por cima ou abaixo um guardanapo de tecido.

Já se a ocasião é mais formal, como uma comemoração ou data festiva, vale a pena adotar uma harmonização mais elegante — e isso também vale para a mesa posta do jantar, que vamos mostrar a seguir.

Na mesa posta do jantar

Um jantar sofisticado, acompanhado de um bom vinho ou drinks, pede por uma mesa posta organizada e requintada. Por isso, é fundamental saber a posição dos talheres na mesa de jantar na hora de receber seus convidados.

Se for servida uma entrada, como pães e patês, um dos talheres que devem estar sobre a mesa é a faca de manteiga. Coloque-a por cima de um prato de sobremesa, posicionada na diagonal.

Caso seja servida uma salada, é preciso separar talheres diferentes daqueles usados no prato principal. Eles podem estar nas laterais do prato, sempre seguindo a ordem: garfos à esquerda e facas à direita, ou por dentro de um guardanapo de tecido. 

A posição dos talheres para a refeição principal também deve ser um de cada lado do prato, seguindo a mesma ordem. Já o garfo, a faca e a colher a serem usados para a sobremesa devem ser posicionados acima do prato, na horizontal e na seguinte ordem (de cima para baixo): colher, garfo e faca.

Harmonize a mesa com talheres sofisticados

Além da posição dos talheres na mesa, uma maneira de demonstrar seu carinho pelos convidados é a decoração usada. Por exemplo, em um jantar mais formal, uma sugestão é investir em louças claras e talheres dourados. Essa combinação proporciona um ar de requinte para a ocasião.

Para um almoço mais descontraído, mas ainda assim sofisticado, uma ideia é usar talheres de inox. Esse material é bastante moderno e, combinado com louças claras ou estampadas, fica uma graça. Finalize a harmonização da mesa posta com um arranjo de flores no centro.

Outra sugestão bastante elegante, que pode servir para uma ocasião mais informal, é apostar em uma decoração verde com um toque natural. Para isso, vale usar pratos com estampas de folhagem ou em tons terrosos. Para os talheres, opte pelos feitos com madeira. Complemente a composição com suculentas ou outras plantas.

Gostou das nossas dicas para acertar na posição dos talheres na mesa posta? No site e no app da Camicado, você encontra diversos modelos para surpreender seus convidados. Além disso, no nosso blog, há vários outros conteúdos especiais para você tornar seu lar ainda mais sofisticado e confortável. Confira!

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo