Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

O universo do sushi, com Warley Aguilar

O universo do sushi, com Warley Aguilar

Sushi é aquela coisa: quem gosta, ama. Quem não gosta, não sabe o que está perdendo. 😛 O prato principal da gastronomia japonesa espalhou seu sabor pelo mundo todo – e aqui no Brasil, não foi diferente. Não é preciso procurar muito para encontrar restaurantes que trabalhem com essa culinária em nosso país. Mas o que você sabe sobre sushi?

A história desse prato é longa: por ser acessível, o peixe se tornou a base da culinária japonesa e para que pudesse ser transportado de um lugar para outro sem estragar, os japoneses tiveram a ideia (genial <3) de envolver o peixe no arroz. Dessa maneira, protegeram esse alimento de  liberar ácido acético e lático, garantindo a qualidade do peixe por mais tempo. Quer saber quais são os tipos mais tradicionais?

 Receita do Warley Aguilar! 😉

Niguiri-zushi: um bolinho de arroz coberto por uma fatia de peixe cru.
Maki-sushi: “maki” significa “enrolar”, por isso essa peça é enrolada em uma folha de algas com uma esteira de bambu e o recheio pode ser variado.
Uramaki: o formato é igual ao Maki-sushi, a diferença é que a alga, ao invés de estar por fora, fica por dentro.
Gunkan-zushi: sushi enrolado no nori que, ao invés do recheio, possui ovas de peixe no topo.

#dicadochef: muita gente confunde, mas sashimi não é a mesma coisa que sushi. O que compõe essa delícia são apenas fatias de peixe cru, cozido, marinado ou como o chef sugerir, podendo ser salmão, peixe branco ou atum. Sem arroz aqui, viu? Além disso, surgiram outras variações/formas de servir o sushi. O Oshi Sushi é um marinado de peixes e outros ingredientes servido em um bowl. Já o Temaki, o peixe e o arroz são servidos em um cone de alga.

Em alguns restaurantes, os chefs melhoram a receita com ingredientes da preferência deles, o que torna essa culinária mais gourmet. Quem se interessa pelo assunto, vai adorar saber que o chef Warley Aguilar, do Kazue Sushi Eventos, esteve em nosso Espaço Gourmet para dar uma aula sobre algo que ele entende bem: como preparar sushi. Quem compareceu, entendeu melhor sobre o modo de preparo dos temakis, uramakis e niguiris. “O workshop foi um sucesso total, como sempre”, complementa Warley. E é verdade! <3

Receita do Warley Aguilar! 😉

E não vá achando que fazer o próprio sushi vai ser um bicho de sete cabeças! Além disso, você pode usar elementos diferentes e criar um sabor único nos seus pratos – isso é gourmetizar, com qualidades e truques que só um chef sabe. “Os sushis tradicionais foram mudando com criações, molhos especiais, algumas geleias, sais como Himalaia, cítrico, Black, entre outros. A mistura de sabores, limões, entre outros produtos que dão o toque nas criações”, afirma o chef.

Demais, né? Agora que a gente falou nesse assunto, não dá para você deixar de conhecer os produtos que vão ajudar você a servir seus pratos japoneses com muito estilo.

Mesa decorada no dia do evento! 😉

E para ver outros workshops tão especiais quanto esse, é só ficar atenta à nossa agenda de eventos.

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo