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Nutrição: dicas para uma alimentação balanceada

Nutrição: dicas para uma alimentação balanceada

Cuidar da saúde é coisa séria, e não existe maneira mais fácil de manter hábitos saudáveis do que prestar atenção na alimentação! Por isso, contar com a ajuda especializada de um nutricionista é essencial se seu objetivo é perder peso, minimizar algum problema gastrointestinal ou mesmo criar uma rotina de refeições mais equilibrada. O profissional, inclusive, é tão importante que existe até uma data especial para comemorar o Dia do Nutricionista: 31 de agosto. Para celebrar, confira a entrevista exclusiva com a nutricionista Clara Monteiro (@claramonteironutricionista) com dicas sobre alimentação e bem-estar nutricional!

Quais os impeditivos mais comuns para quem quer seguir uma rotina de alimentação mais saudável?

O principal impedimento para seguir a rotina de alimentação saudável é buscar a perfeição, pois ela não existe. Ser mais saudável na alimentação é uma questão de rotina: é preciso criar hábitos que, uma vez incorporados, não serão mais mistério nenhum. Não se trata de dieta, algo passageiro que você não vai seguir à risca, mas sim uma verdadeira reeducação alimentar. Os alimentos que fazem mal e que serão a causa de transtornos e de obesidade, por exemplo, serão algo secundário, que você raramente vai querer. Ou seja, o segredo é inserir refeições com comida de verdade na sua rotina diária.

Entre os alimentos, quais os maiores vilões para alguém que está tentando se alimentar melhor?

Existem alguns vilões, mas o principal são os alimentos classificados como diet e light, justamente porque as pessoas acham que podem comer à vontade. Na verdade, esse tipo de alimento funciona mais como uma opção para quem tem algum distúrbio, como diabetes, ou deseja reduzir o consumo de açucares e gorduras. É preciso ter noção de que tudo pode engordar, então o indicado é pensar bem sobre tudo o que consumimos – na qualidade e na quantidade. É preferível, por exemplo, consumir um iogurte natural, por exemplo, ao invés de três potes do iogurte light pensando que este é mais saudável.

As “escapadas” são quase inevitáveis, mas como balancear a rotina para que elas não sejam frequentes?

Quando a gente fala de escapadas, pensamos em coisas completamente fora da caixa e que realmente não são saudáveis, como salsicha, refrigerante, suco de caixinha etc. É importante ter consciência do que comemos para que as “escapadas” raramente aconteçam. Por exemplo, em eventos e comemorações, você pode comer o que tiver vontade, mas não é preciso exagerar. Em época de festas de fim de ano, não precisa pegar um pouco de cada prato que está na mesa, mas fazer um prato com aquilo que é mais gostoso e que você realmente quer comer.

Qual dieta você recomenda para quem quer começar a se alimentar melhor?

Considero que existem três tipos de dietas que funcionam de verdade: a que cabe no bolso, a que entra na sua rotina, e a que é viável e não te torna antissocial. Se você juntar um pouquinho que seja de cada, você corta o nome “dieta” da sua rotina e começa a enxergar o alimento de outro jeito. Feijão, arroz, legumes, verduras, ovos, peixes frescos e carnes de boa qualidade em geral não vão te fazer mal, mas é preciso, sim, evitar frituras, bebidas muito calóricas e alimentos industrializados (como a margarina) para manter sua saúde em alto nível.

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