Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Não sabe cozinhar? Aprenda 3 receitas fáceis

Não sabe cozinhar? Aprenda 3 receitas fáceis

Nem todo mundo tem o hábito de cozinhar, e os motivos podem ser diversos – falta de tempo, facilidade ou interesse pela gastronomia, por exemplo. Mas uma das formas de aproveitar melhor o tempo em casa é se dedicar a aprender (ou aperfeiçoar) alguma atividade a qual, antes, você não dava tanta atenção. E a culinária é uma delas!

Preparar receitas básicas e muito práticas na cozinha, além de ser muito saudável, te ajudam a salvar o dia quando você enjoar dos congelados do freezer ou do delivery! Já imaginou preparar o seu primeiro jantar, do seu jeito?

Então confira o passo a passo de alguns desses pratos, mais simples do que você imagina:

Macarrão à Carbonara

Não se engane pelo nome sofisticado. O que esta massa tem de deliciosa também tem de fácil! Para o preparo, você vai precisar de:

  • Meio pacote de espaguete (cerca de 250g);
  • 75g de bacon em cubos (opcional);
  • 2 ovos;
  • 100g de queijo parmesão ralado;
  • Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão: ferva 2 litros de água em uma panela média/grande, adicione uma colher de sopa de sal, junte o macarrão e misture. O tempo de cozimento é o indicado na embalagem.

Prepare os outros ingredientes: em uma tigela, quebre dois ovos, junte o queijo e bata tudo com um garfo. Em seguida, frite os cubos de bacon por cinco minutos, mexendo às vezes.

Finalize seu prato: quando o macarrão estiver cozido, reserve uma xícara de chá da água do cozimento. Em seguida, escorra a água da massa, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente (mas com o fogo desligado), junte a mistura de ovos com queijo e mexa bem, acrescentando a água do cozimento aos poucos até formar um molho. Depois, é só servir, acrescentando sal, pimenta e noz moscada moídas a gosto.

Arroz, feijão e o que você quiser

Os dois maiores clássicos brasileiros são ótimos servidos com todo tipo de acompanhamento. Carnes, legumes, hortaliças, outros grãos – as possibilidades são infinitas. Com uma farofa especial, então… 😉 Para o preparo do arroz, você precisa de:

  • Meia xícara de chá de arroz
  • Um dente de alho
  • Água
  • Azeite
  • Sal e outros temperos a gosto

Modo de preparo:

Dicas importantes: a primeira coisa que você precisa saber é que não é preciso lavar o arroz, pois o cereal perde nutrientes neste processo. A quantidade de água também não é uma regra, mas a proporção mais adotada é a de 1 parte de arroz para 2 de água.

Refogando: frite o alho picado ou triturado no azeite e depois acrescente o arroz à panela, mexendo para untar todos os grãos com o óleo. Em seguida, coloque a água fria (importante para deixar o arroz mais soltinho), o sal e deixe cozinhar no fogo alto com a panela semiaberta.

Quase pronto: Quando a água evaporar e ficar no mesmo nível do arroz, baixe o fogo, tampe a panela até terminar o cozimento e pronto! Para saber se o arroz secou totalmente, você pode conferir com uma colher, raspando o fundo da panela.

Para o preparo do feijão, você precisa de:

  • 250g de feijão
  • Um dente de alho
  • Uma cebola média
  • Ervas (louro, orégano ou outra de sua preferência)
  • Bacon (opcional)
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Antes de cozinhar: deixar o feijão de molho em água fria por pelo menos oito horas antes de cozinhar não é lenda. O processo ajuda (muito) a agilizar o preparo e eliminar alguns antinutrientes. Se não for possível, é indicado deixar o feijão em água fervente por uma hora adicional ao cozinhar.

Só na pressão? Em panela aberta, o feijão leva cerca de uma hora para ficar macio. Já na panela de pressão, são apenas 15 minutos. Importante: na pressão, cozinhe o feijão apenas com água, sem adicionar sal, óleo ou outro tempero.

Finalizando: com o feijão quase no fim do cozimento, frite em outra panela os cubos de bacon na própria gordura, junte a cebola cortadinha e doure até ficar translúcida. Depois, coloque o alho, deixe dourar e junte os temperos de sua preferência (louro e orégano são os queridinhos nacionais). Por fim, vá acrescentando conchas do feijão quase no ponto à panela dos refogados, acerte o sal e sirva! Fresquinho é uma delícia.

Dica extra: Você pode congelar algumas porções sem tempero e usar até um mês depois. Basta descongelar, refogar os temperos e acrescentar o feijão para ter uma porção fresquinha na hora.

Omelete

Depois de aprender esta receita, ninguém vai poder dizer que você não sabe nem fritar um ovo! O grande trunfo da omelete é que dá para acrescentar praticamente qualquer ingrediente que você tenha na geladeira. Além de versátil, ela vai continuar deliciosa e nutritiva. Para preparar uma modalidade bem simples, você precisa de:

  • 3 ovos;
  • 3 colheres de sopa de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Manjericão e tomatinhos cereja são opcionais.

Modo de Preparo:

Massa: Em uma tigela, quebre os ovos, adicione o leite e misture com um garfo (não precisa bater demais, para não quebrar a estrutura das claras). Em seguida, tempere com sal e pimenta.

Preparando a frigideira: Ligue o fogo, coloque a manteiga e deixe-a derreter sem queimar, espalhando-a por toda a superfície. Em seguida, despeje a mistura de ovos.

Técnicas: dizem que a “verdadeira” omelete tem jeito certo de fazer. À medida em que a parte líquida vai ficando mais consistente nas beiradas, você precisa empurrar para o centro com a ajuda de uma espátula. Nem todo mundo domina esta arte, por isso, se ela ficar parecendo uma panqueca, não tem problema nenhum.

Recheio: Quando a massa estiver bem firme, você pode colocar os tomatinhos e o manjericão (e quaisquer outros ingredientes, como queijos, vegetais, presunto e o que desejar) para finalizar esta delícia, que vai bem em qualquer hora do dia, do café da manhã ao jantar!

Pensou que era só isso? Abaixo você confere a receita bônus de uma sobremesa mais do que especial!

Mousse de Limão

Esta mousse é superfácil de fazer e um verdadeiro coringa. É a opção perfeita para quem não dispensa um docinho depois das refeições. Para esta receita, você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 1 lata de creme de leite (300g)
  • Sumo de dois limões

Modo de Preparo:

Creme: Em um liquidificador, coloque todo o conteúdo das latas de leite condensado e de creme de leite. Atenção: não precisa tirar o soro. Feche e bata os cremes na velocidade mais baixa, acrescentando aos poucos o sumo dos dois limões.

Quase pronto: Quando estiver tudo bem misturado, pode parar de bater e colocar o creme em uma travessa para ir à geladeira por, pelo menos, uma hora e meia.

Servindo: Na hora de servir, que tal incrementar um pouco a apresentação da sobremesa? Raspas de limão dão um toque super especial! Depois, é só se deliciar com este doce que é um sucesso em todas as mesas.

Gostou das dicas? Essas são só algumas sugestões para que a cozinha deixe de ser uma estranha para quem não tem o hábito de preparar a comida. Com a prática, tudo fica mais fácil e, depois de um tempo, você vai estar transformando essas receitas e criando as suas especialidades! 🙂

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo