Mocinhos ou bandidos? Aprenda como diferentes utensílios de cozinha reagem ao fogo

Colher de pau ou de silicone? Panela de inox ou de Teflon? O material do seu utensílio de cozinha pode fazer toda a diferença na hora de preparar uma receita. Isso acontece porque o sabor pode ser alterado a partir das substâncias liberadas pelo objeto quando levado ao fogo. Algumas vezes, é a garantia do “tempero secreto”.
Na cozinha do chef Rafael Miralha da Rocha, proprietário do restaurante Urucum, na Praia do Rosa (SC), os utensílios básicos para cozinhar são caçarolas, frigideiras e colheres de plásticos. “Prefiro as de plástico branco, pois são mais resistentes ao calor, garantem menos porosidade e risco de contaminação”, completou. Para ele, gastronomia é pura química: “Altere um fator e tudo mais se altera, mesmo que às vezes as alterações sejam sutis”.
Quer ver mais dicas? Confira as que separamos e escolha o utensílio perfeito para a sua cozinha aqui:
– O silicone é um material ótimo para a cozinha. As espátulas evitam descascar as panelas e as formas para cozimento não derretem, não liberam substâncias tóxicas e evitam o uso de gordura.
– Outra alternativa são as colheres de bambu, um produto naturalmente higiênico pois suas propriedades estruturais não permitem a proliferação de fungos e bactérias. Além de serem lindos e deixarem a sua cozinha decorada.
– Não é por acaso que muitos utensílios de cozinha são de inox. Com mais resistência, beleza e praticidade, dispensam produtos abrasivos. Na limpeza diária, use apenas detergentes e sabão, ou, se preferir, é só colocá-los na máquina de lavar louças.
Conte para a gente nos comentários quais são os seus acessórios de cozinha preferidos. 😉