Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Método Fly Lady: sua casa organizada em apenas 15 minutos

Método Fly Lady: sua casa organizada em apenas 15 minutos

É nos momentos de turbulência que costumam surgir as boas ideias! Uma delas é o método Fly Lady, criado pela americana Marla Cilley. Ele parte de algo bem simples: arrumar sua casa em 15 minutos por dia. Pode parecer impossível, principalmente para quem já acumulou muita bagunça.

Mas o interessante é pensar que, fazendo um pouquinho todo dia, a tarefa de organizar seus espaços pode ficar mais leve. Assim, mesmo quem não tem muito tempo ou está cansado pode tomar coragem. O importante é começar!

Por isso, a gente destacou alguns dos principais pontos do método Fly Lady de organização. Como a nossa ideia aqui é descomplicar, a gente traz algumas dicas inspiradas no método para você começar a criar seus hábitos e se motivar!

Para começar

Primeiro, é impossível organizar objetos sem uso ou quebrados. Nem vale a pena! Então, antes de tudo, é preciso “destralhar”.

Uma sugestão do método Fly Lady de organização é cronometrar 15 minutos, pegar um saco de lixo e andar pela casa, recolhendo 27 itens que devem ser jogados fora. Embalagens vazias, papeis sem função, encartes de delivery e revistas velhas são alguns exemplos.

Quando completar, leve direto para a lixeira, sem olhar o que se foi e não cair na tentação de retornar algum item à bagunça. Você não imagina o espaço que irá ganhar de imediato nas gavetas, estantes e armários. Vale fazer isso pelo menos uma vez na semana!

No dia a dia

Crie pequenas rotinas. Três tarefas para fazer de manhã e outras três antes de dormir, em apenas 15 minutos, todos os dias. O objetivo é transformar pequenas ações em hábitos, pois a organização é algo contínuo. Não é mágica! Algumas sugestões para incorporar ao dia a dia:

– O método Fly Lady é sobre organização, mas também de autocuidado. Pela manhã, arrume a cama e vista-se, mesmo que vá passar o dia de home office. Esse começo do dia é importante e faz diferença;

– Deixe a pia brilhando: louça lavada, pia limpa e utensílios organizados deixam a bancada mais agradável e você vai pensar duas vezes antes de bagunçar novamente;

– Livre-se dos locais da casa que acumulam bagunça, como aquela cadeira cheia de roupas no quarto ou a mesa da sala que virou depósito de cartas, chaves, itens de trabalho;

– Quando for deixar a casa no jeito (em 15 minutos!), separe por zonas, como entrada, varanda e sala de jantar (zona 1), cozinha (zona 2), banheiro (zona 3), quartos e armários (zona 4) e sala da estar (zona 5). Fazer uma ou duas por semana já está valendo! E você sempre pode adaptar para a sua realidade.

Nova mentalidade

Um pensamento bem interessante do método Fly Lady de organização é que a sua casa não ficou bagunçada de uma hora para outra. Portanto, você não precisa arrumar tudo de uma só vez, em uma maratona – que ninguém quer começar. A soma das várias tarefas de 15 minutos é que vai trazer, todos os dias, um bom resultado, novos hábitos e uma maior consciência.

Organizar tem muito a ver com qualidade de vida, com o uso dos espaços de forma prática e com manter apenas os objetos que você ama – e dos quais realmente precisa.

Quer saber mais?

O método FlyLady possui um site (www.flylady.net) com explicações mais detalhadas. Você pode se cadastrar para receber lembretes diários sobre suas rotinas e até sincronizar o seu calendário de organização com o deles, caso deseje se aprofundar.

O que vale é encaixar as rotinas que têm sentido para você e que te fazem bem, para que arrumar a casa seja uma tarefa prazerosa. Nada mais gostoso do que cuidar do nosso cantinho, não é mesmo?

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo