Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Inverno, cerveja e comidinhas: aprenda qual bebida harmoniza com cada cerveja

Inverno, cerveja e comidinhas: aprenda qual bebida harmoniza com cada cerveja

Cerveja é sinônimo de curtição, festa animada, dica infalível para curtir um sábado entre amigos ou para as reuniões informais. No verão, boa mesmo é aquela bem gelada e com bastante colarinho. Mas, com a chegada das estações mais frias, todas essas ideias sobre a bebida são trocadas por um ambiente gourmet, onde o mais importante é harmonizar a cerveja com a refeição. E por que não aproveitar para conhecer um pouco mais sobre determinados estilos de cervejas que têm o poder de potencializar o sabor do prato e ainda caem muito bem com o inverno?

Nas temperaturas mais baixas, é preferível que se consuma as cervejas “pretas” que são produzidas com maltes torrados e conferem à bebida um sabor mais forte, similar ao do café. Consequentemente, a graduação alcoólica da bebida também é mais alta devido aos níveis elevados de malte em sua fabricação.

“Essa relação de inverno com cerveja preta se dá justamente por se tratar de um líquido mais denso, torrado e mais alcoólico. Não é uma cerveja refrescante como aquela que se consome na beira da praia. O que eu indicaria para o inverno são as cervejas Porter, Russian Imperial Stout e Barrel Ageds (maturadas em barris de carvalho, vinho tinto e até whisky)”, comenta Pedro Thebich, produtor de cerveja artesanal.

Como dica para uma boa refeição, Luis Fernando Kolinger, que também é produtor artesanal, sugere quais são os pratos que combinam com algumas cervejas escuras. “Porter, Dunkel, Dubblebock, Stout, Imperial Stout podem servir como acompanhamento para receitas que contenham aves, javali ou lombo”, fala ele.

Complementando a ideia, Thebich afirma que unir carnes fortes ou até mesmo de caça com cervejas mais robustas, como as já citadas Porter e Imperial Stout, proporcionam um sabor bem mais intenso ao prato.

Para compor receitas mais leves, também é possível chegar a esse resultado usando as cervejas. Combine peixes e frangos com um Saison, cerveja de corpo leve e cítrica e que, às vezes, adicionando limão, laranja e outras frutas amenizam o gosto da bebida.

E, para quem acha que a cerveja só pode acompanhar o prato principal, Kolinger revela mais um segredo para ser desvendado na cozinha: experimente uma do estilo Porter com um bom petit gâteau ou um pedaço de torta de chocolate. O resultado é de arrasar!

Confira aqui a linha de produtos da Camicado para Bar & Vinho!

Posts relacionados

post title
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Pinterest

Receita de Salgadinhos de Legumes na Fritadeira Oster

Para quem adora inovar na cozinha, uma fritadeira elétrica dispensa comentários. Além de trazer mais praticidade, possibilita receitas mais saudáveis para todos os momentos do dia. Já imaginou petiscar Salgadinhos de Legumes preparados em minutos? Hoje compartilhamos esse preparo superfácil para você inovar no lanche da tarde, incluindo alimentos mais ricos em nutrientes. Separe sua … Continued

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo