Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Hygge, Lagom e Pyt: conceitos nórdicos sobre estilo de vida e decoração

Hygge, Lagom e Pyt: conceitos nórdicos sobre estilo de vida e decoração

Nas mais diferentes partes do mundo, existem conceitos de decoração e estilos de vida muito interessantes e aplicáveis na nossa casa. Alguns deles têm ganhado mais espaço em matérias e curadorias: são os conceitos nórdicos Hygge, Lagom e Pyt, que falam sobre conforto, equilíbrio e felicidade nas pequenas coisas de cada dia.

Mas por que os países nórdicos adoram esses conceitos? Com poucas horas de sol e muitos meses frios no ano, eles elegeram a casa como seus refúgios. Assim, ideias para melhorar o ambiente foram sendo construídas. Confira as principais características dos conceitos:

Hygge: conforto e aconchego

Sabe aquelas atividades simples que trazem um bem-estar enorme? Um café com bolo, cozinhar, estar entre amigos ou ler um livro sem pressa? É sobre esses momentos de conforto que o Hygge fala.

Na decoração, o conceito traz ambientes com cores calmas e texturas aconchegantes, além de objetos com valor sentimental. Colocar uma manta no sofá, espalhar velas pela casa e valorizar a iluminação natural são dicas essenciais para quem aderir ao estilo Hygge.

 

sofá com manta trançada de tecido semelhante a lã e almofadas peludas beges

 

Lagom: equilíbrio e moderação

Já na Suécia, a ideia é buscar o equilíbrio para descomplicar e reduzir desperdícios com o estilo Lagom. Dessa forma, a ideia se baseia em utilizar apenas o necessário. Ou seja: uma forma mais sustentável de ver a vida.

O Lagom, na decoração, pode ser definido como uma tendência que fica entre o minimalismo e o excesso: apenas o que é preciso para compor ambientes confortáveis, intimistas e duradouros. Visualmente, você vai encontrar cores neutras e materiais naturais, muitas plantas e objetos duráveis.

Pyt: aceitação e leveza

Esse conceito tem mais a ver com um estilo de vida. É um dos termos mais queridos da Dinamarca e pode significar algo como “ah, não foi nada”, em uma tradução livre.

Em resumo, o Pyt é sobre encarar preocupações com leveza, sem desperdiçar energia com pensamentos negativos. Uma inspiração para enxergar os problemas de outra forma!

Dentro de casa, a ideia pode ser transmitida através de cores suaves, madeira clara e o aproveitamento da luz natural. Objetos que trazem boas energias e bons pensamentos para você também são importantes em uma decoração com a pegada Pyt.

Quer um pouco de inspiração para levar um pouco desses estilos para dentro da sua casa? Acesse o nosso site e confira itens para compor a sua decoração.

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo