Fusion cuisine: cozinha para todos os gostos

Limão siciliano, bergamota e alho tostado. Alguma vez você já pensou que essa combinação daria certo? Saiba que ela é um sucesso e faz parte de um movimento que há alguns anos vem ganhando força no Brasil e no mundo: a Fusion Cuisine. Com um conceito que está ligado à combinação de elementos de diferentes origens gastronômicas, a também conhecida Cozinha de Fusão traz criatividade e foge do convencional modelo pimenta, sal e cebolinha.
“Basicamente são comidas típicas de uma determinada cultura que são preparadas com ingredientes de outra cultura. No entanto, tudo isso exige um conhecimento maior e até mesmo uma questão de química para saber quais elementos combinam ou não”, explica o chef Jorge Nascimento, que atua há mais de duas décadas no mercado.
O movimento mais comum de composição está presente nos restaurantes asiáticos, que combinam sabores de diversos países. Mas o Brasil não fica de fora dessa lista. Segundo Nascimento, desde 2008, os temperos nordestinos vêm conquistando adeptos em muitos países.
Na cozinha brasileira, em geral, o orégano – muito utilizado na década de 1990 – sai da cena principal e dá lugar aos cítricos, ao manjericão e à sálvia. “Estamos mais abertos, saímos do comum. Em geral, acredito que nos tornamos menos ortodoxos e muito mais livres à experimentação”, complementa o chef de cozinha.
E aí, já deu vontade de correr para a cozinha e criar novos pratos?