Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Focaccia: conheça e aprenda a receita

Focaccia: conheça e aprenda a receita

Com o tempo extra que estamos passando em casa por causa da pandemia, muita gente está aprendendo a fazer pão. E um ótimo tipo pra começar é a focaccia! Original da Itália, ela é um tipo de pão que ganha versões diferentes de acordo com os produtos disponíveis em cada região.

A focaccia pode ser servida no café da manhã, no lanche da tarde e até como aperitivo para o happy hour. A simplicidade dos ingredientes como farinha, água, sal e azeite fazem dessa receita uma alternativa leve e acessível.

Que tal aprender a fazer a sua versão da focaccia? Preparamos uma receita para você colocar a mão na massa, confira abaixo:

 

pão feito com azeitonas cortado em uma tigela e pão inteiro em uma tábua

Ingredientes 

  • 500 g de uma boa farinha de trigo (dê preferência para a farinha de trigo 00, que absorve mais água);
  • 400 g de água morna;
  • 10 g de fermento biológico seco instantâneo (aquele que vem em saquinho);
  • 2 colheres de chá de sal.

 

Modo de preparo

Em um bowl, coloque toda a farinha de trigo. No centro, adicione o fermento e, aos poucos, despeje a água, incorporando do centro para as bordas com as mãos. Não sove ainda, o objetivo agora é que todos os grãos de farinha fiquem umedecidos. Vá acrescentando a água até o final e misturando.  Após isso, sove um pouco a massa para desenvolver o glúten — vai deixar a focaccia mais macia e fofinha.

Forme uma bola e deixe a massa descansar no bowl em um local tranquilo e quentinho por até duas horas, cobrindo com uma tampa ou pano. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 250 graus. Cuidadosamente, transfira a massa da focaccia para uma assadeira untada com uma camada bastante generosa de azeite no fundo e nas laterais.

Na assadeira, aperte a massa com delicadeza para deixá-la no formato retangular, mas sem deixar o ar sair de dentro dela. Depois, é só incluir a combinação de ingredientes que você deseja para a cobertura da focaccia. A mais famosa é sal grosso e alecrim fresco!

Asse no forno que você pré-aqueceu em temperatura média alta, durante 20 a 25 minutos. Por fim, espere esfriar um pouco antes de desenformar e pronto! É só saborear esta focaccia super fácil de fazer.

Curtiu a receita? No nosso site você encontra os utensílios ideais pra colocar em prática e servir da melhor forma.

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo