Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Dicas Décor: banquetas para cozinha e outros cômodos

Dicas Décor: banquetas para cozinha e outros cômodos

As banquetas, cada vez mais, ganham espaço entre os amantes de decoração pela versatilidade, já que são móveis capazes de aproveitar pequenos espaços e “cantinhos” que, por vezes, você nem sabia que poderia utilizar. Funcionais e confortáveis, elas deixam qualquer ambiente mais bonito e convidativo, complementando o estilo dos cômodos. A dupla de arquitetos Lucia Blum e Enrico Barone, da Almada Arquitetura (@almadaarquitetura), dão algumas dicas básicas para te ajudar a definir quais tipos e onde colocar as banquetas na sua casa!

As banquetas podem ser usadas em diferentes cômodos da casa?

Sim! As banquetas diferenciam-se por serem práticas e funcionais, adaptando-se aos espaços cada vez mais reduzidos e dando fluidez à composição dos ambientes. Podem ser usadas em diferentes situações, como em cozinhas, para criar áreas de refeições rápidas, em varandas, para compor ambientes de conversa e contemplação da vista, em salas, em um local de aperitivos, em dormitórios, para criar um canto de vestir ou de trabalhar e até mesmo em banheiros, para apoiar uma bancada de maquiagem. A versatilidade dessas peças é incrível!

Entre as variações de estilos, cores e tamanhos, quais as banquetas mais indicadas para cada espaço?

O importante é escolher o que melhor atende às necessidades de conforto e espaço de cada projeto. Vale tudo: utilizar uma banqueta rústica na cozinha minimalista, uma peça contemporânea em um bar com ar mais clássico, um banco étnico naquele dormitório moderno e clean ou uma banqueta colorida em um ambiente todo branco. Esses contrastes entre estilos são permitidos e trazem personalidade à decoração. Em ambientes menores, recomenda-se utilizar ao menos duas peças se a intenção for fazer refeições ou conversar. Já para closets, quartos, escrivaninhas, banheiros e apoio em geral, pode ser usada apenas uma única banqueta.

As banquetas podem substituir as cadeiras na sala de jantar?

Se a área de refeições for anexa à cozinha, por exemplo, fica ótimo usar banquetas ao invés de cadeiras, a fim de aumentar a integração dos espaços. Também se a sala de jantar for composta ao redor de uma bancada alta, as banquetas são mais indicadas para alcançar a altura do balcão, uma vez que as cadeiras ficarão baixas.

Três dicas para quem quer ter banquetas em casa

VERIFIQUE A ALTURA DA PEÇA: Essa altura varia muito conforme o uso a que se destina. Pode ir de 40 cm até 1 m de altura, dependendo se será usada como apoio ou em mesas, balcões e bancadas.

ESCOLHA DE ACORDO COM A DECORAÇÃO: Pode combinar com o que já existe, seguindo a mesma linha de estilo, ou pode ser usada como ponto focal, se houver contraste de estilo com os materiais já utilizados no ambiente.

MEÇA O ESPAÇO: É importante deixar uma boa circulação livre entre as peças, para que a pessoa possa afastar a banqueta ao sentar-se e levantar-se, e assim escolher o número adequado de peças.

E você, gostou das dicas? Então confira nossa seleção especial com banquetas de vários estilos, cores e tamanhos à venda no site!

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo