Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Dicas de decoração para área da churrasqueira

Dicas de decoração para área da churrasqueira

É quase oficial: o churrasco é o programa preferido do brasileiro no fim de semana. É a oportunidade perfeita para quase todo tipo de comemoração, além de ser o momento de reunir a família e os amigos para saborear uma refeição deliciosa! Por isso, dedicar um espaço da casa ou apartamento com decoração específica para o churrasco é mais do que indicado, independentemente do tamanho do cômodo. Para criar o seu cantinho especial, confira as dicas espertas da Carolina Haddad, arquiteta da Cadda Arquitetura (@caddaarquitetura).

Quais as diferenças entre decorar a área da churrasqueira em casas e apartamentos?

Normalmente, é o espaço. A área da churrasqueira em um apartamento costuma ser muito reduzida e é preciso ter soluções eficientes para que “a hora do churrasco” seja funcional. Em apartamentos, muitas vezes, a varanda onde está a churrasqueira é fechada por vidro, enquanto em uma casa o espaço pode ser aberto. Neste último caso, a churrasqueira recebe incidência direta de sol e chuva, o que muda os materiais escolhidos para compor o espaço.

Todo cantinho do churrasco, mesmo pequeno, merece um projeto de decoração? O que não pode faltar nesse espaço?

Todo cantinho merece atenção, sim! Em espaços pequenos, a otimização é ainda mais essencial a fim de trazer uma sensação de bem-estar e amplitude. Nessa área não podem faltar um refrigerador/frigobar, cooler ou até mesmo cervejeira ou champanheira, pois não existe churrasco sem bebidas, sejam elas quais forem. O que também ajuda muito, quando possível, é um carrinho de apoio, que pode servir tanto para ajudar no servir (bebidas, petiscos etc.) quanto no preparo (com corte de carne etc.). Para a decoração, os vasinhos para temperos ou apenas para ter um verdinho já trazem mais aconchego e um ar mais gostoso para todo os momentos.

Para fugir dos clichês desse tipo de espaço, quais as principais tendências décor?

Há opções para fugir daqueles tijolinhos super usados. Existem releituras bacanas e até mais práticas para o dia a dia. Revestir com porcelanato, por exemplo, permite uma variedade infinita de linguagens e é fácil de limpar, por não ser poroso. Também é possível criar paginações diferentes e específicas para deixar o espaço com a personalidade do “churrasqueiro”. Selecionar uma área para colocar ladrilho hidráulico também é super indicado, mas é preciso atenção com sujeira de gordura. Ele remete a algo mais antigo, mas tem uma releitura bastante moderna, é extremamente personalizado e pode ter o desenho que quiser. Como última tendência, diria que são as churrasqueiras “clean”, sem aquela estrutura toda ao redor. Uma bancada com a churrasqueira embutida e vidros laterais tira aquele peso criado pelo bloco da churrasqueira.

3 dicas para montar a área da churrasqueira

Cheque os pontos elétricos e hidráulicos: toda churrasqueira precisa de uma cuba, e algumas têm funções que precisam de elétrica. O primeiro passo é decidir modelos e verificar os manuais para saber das especificações necessárias e evitar dor de cabeça.

Verifique ou construa o duto de fumaça: evita que a fumaça do churrasco retorne para o ambiente. Isso deve ser feito respeitando as especificações e com mão de obra qualificada.

Pense nos espaços: é importante levar em conta as distâncias necessárias e espaços suficientes para que o churrasqueiro consiga preparar e manusear os alimentos, sem esbarrar em quem está apenas comendo ou participando.

Bônus: revestimentos práticos ajudam muito para garantir uma boa limpeza pós-churrasco!

Gostou das dicas? Confira nossa seção de decoração no site e aproveite os itens da seleção especial de churrasco!

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo