Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Dicas de Decoração para Apartamentos Pequenos

Dicas de Decoração para Apartamentos Pequenos

Morar em um apartamento pequeno não é motivo para se preocupar! Seguindo ações práticas, você pode transformar cada um dos espaços em ambientes convidativos e lindos, além de garantir a sensação de amplitude com os acessórios e artigos de decoração certos. Confira abaixo a entrevista com a arquiteta Flavia Cardozo (@flaviacardozoarq), que dá algumas dicas para você ampliar seu apartamento em alguns passos simples.

Qual é a ordem de prioridade entre os cômodos que merecem um projeto de decoração?

Começar pela sala e pelo quarto é uma boa opção, pois são os lugares onde mais ficamos nas nossas casas, mas todos os ambientes merecem atenção especial. A sala para relaxar, além de receber família e amigos; um quarto aconchegante para descansar, se sentir bem e dormir um sono de qualidade; banheiro e lavabo podem ser simples, mas precisam ser bem organizados e funcionais; a cozinha depende de quem mora na casa: tem gente que não gosta de cozinhar, então não precisa gastar com o que não usa. Mas, quem gosta, vale a pena investir. Tudo depende do uso, de quanto tempo se usa e quem usa.

Decorar apartamentos pequenos é mais fácil por conta do tamanho reduzido?

Não. Diria que é quase o contrário, por ser um projeto muito mais detalhado, devido aos pequenos espaços, onde tudo precisa ser muito bem aproveitado, que permita funções diferentes e que economize espaço. É uma forma de fazer com que os pequenos ambientes do apartamento rendam mais.

Em apartamentos pequenos, quais estilos estão mais em alta hoje em dia (principalmente para quem não quer gastar muito tempo e dinheiro)?

A tendência são os projetos modernos e contemporâneos, com peças prontas e multiuso. Pinturas geométricas nas paredes com tons claros, muito espelho, plantas nas estantes, muitos nichos e prateleiras nas paredes com móveis também são ótimas referências. Quadros de paisagem, trilho de iluminação aparente, cimento queimado e o mínimo possível de objetos no chão (para aumentar a circulação) ajudam o apartamento a ganhar espaço.

Dicas de decoração por ambiente:

Os armários planejados são uma ótima opção, pois aproveitam melhor o espaço, assim como os organizadores de armários. Por exemplo: na porta você pode colocar suporte para as tampas das panelas, e suporte para xícaras e copos na parte superior dos armários. São diversas opções a seu dispor. No quarto, embaixo da cama, é possível fazer a base da cama com gavetas ou cama baú para criar um depósito para malas e roupas de cama. Outra ideia é a multifuncionalidade: a bancada de se vestir se transforma em home office, dependendo do horário. A TV do quarto instalada na parede também garante mais espaço.

Investir em espelhos nos ambientes menores é recomendado, assim como as cores mais claras e neutras (tanto para a cor das paredes quanto dos móveis). Use e abuse de cores escuras e vibrantes em acessórios como almofadas, objetos de decoração e mantas de sofá. Sempre que possível, aproveite a luminosidade das janelas. Se tiver poucas janelas ou ambientes sem nenhuma, invista em um projeto de iluminação artificial com lâmpadas amarelas em ambientes onde ser quer ter mais aconchego e luzes brancas nas áreas de cozinha e banheiro. Utilize bem as paredes para colocar as estantes, prateleiras, TV e, se possível, troque as portas de abrir por de correr, pois economiza muito espaço e você ganha mais área de circulação.

Em estúdios, dividir o apartamento em ambientes facilita muito na hora de decorar. É importante ter divisões, que podem ser feitas com biombos, estantes ou blocos vazados, onde luz e ar podem passar. Os móveis multiuso são uma maravilha: sofás que se transformam em cama, mesa basculante que sai da estante da sala e vira mesa de jantar e home office, armário do banheiro com a máquina de lavar e secar.

Gostou das dicas? Então confira nossa seleção especial de itens para decorar seu apartamento!

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo