Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Dicas de cozinha: aproveite os talos de temperos para receitas

Dicas de cozinha: aproveite os talos de temperos para receitas

Existe uma verdade universal que os chefs, ou pelo menos quem se aventura na cozinha, não contestam: o corte dos alimentos é o que garante sabor às receitas. Essa regra se aplica desde o modo de fatiar a carne até mesmo como você pica a salsinha para dar o toque final ao prato. E, muitas vezes, quando se está colocando a mão na massa, não se aproveita tudo o que um ingrediente pode proporcionar. Você sabia, por exemplo, que os talos de temperos aguçam ainda mais o paladar das receitas? Aprenda com a gente alguns truques sobre como usá-los.

#1: Use como se usa as folhas

Aquele temperinho verde que está guardado na geladeira e está um pouco amarelado ainda tem salvação! Jogue fora as folhas mais feias e use um pouco dos talos. Tenha em mente que quanto mais perto das folhas, mais concentrado está o sabor. Vá picando e provando, se diminuir o sabor, reserve para outros fins (confira nas próximas dicas).

#2: Faça seu tempero caseiro

Mais uma ideia para usar os talos é fazer um sal temperado. Você pode usar apenas uma erva ou uma mistura que goste. Bata os talos no liquidificador, com alguns dentes de alho e meia cebola. Adicione um pouquinho de azeite, o suficiente para ficar mais fácil de bater no liquidificador. Bata até ficar com aspecto uniforme. Retire do copo do liquidificador e coloque em uma vasilha maior e vá adicionando sal refinado até ficar com aspecto de pasta. Guarde na geladeira. Dica: o azeite e o sal também funcionam como conservante, mantendo o tempero verdinho por mais tempo!

#3: Manteiga de ervas

Aproveite a mesma pasta da receita da dica #2 misturando com um pouco de manteiga e voilà!

#4: Use os talos para dar gosto em sopas, caldos e molhos

Os talos podem ser colocados no começo de refogados, junto com cebola e alho, por exemplo. Corte bem: quanto menor, mais sabor e mais fácil de dissolver no meio da comida para não ter que mastigá-los.

#5: Use como espetinhos

Galhos ou talos mais grossos de alecrim e tomilho podem ser usados no lugar de palitos para espetinhos, adicionando sabor e aroma. E ainda dão um toque de criatividade para o seu prato deixando ainda mais convidativo.

#6: Congele

Se não for usar na hora, congele. Basta lavar e retirar o excesso de água com papel-toalha, ou deixar secar em cima de um pano de prato. Depois de secos, coloque em um saco plástico e leve direto para o congelador. Detalhe: eles ficam ainda mais fáceis de picar quando foram congelados. Quando quiser usar algum dos outros truques, é só sacar a reserva do congelador!

Atenção: exceto no caso dos espetinhos, você só deve aproveitar a parte verde dos talos dos temperos, ok?

Posts relacionados

post title
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Pinterest

Receita de Salgadinhos de Legumes na Fritadeira Oster

Para quem adora inovar na cozinha, uma fritadeira elétrica dispensa comentários. Além de trazer mais praticidade, possibilita receitas mais saudáveis para todos os momentos do dia. Já imaginou petiscar Salgadinhos de Legumes preparados em minutos? Hoje compartilhamos esse preparo superfácil para você inovar no lanche da tarde, incluindo alimentos mais ricos em nutrientes. Separe sua … Continued

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo