Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Dia do Café: curiosidades sobre a bebida mais consumida do mundo

Dia do Café: curiosidades sobre a bebida mais consumida do mundo

Não há quem resista ao cheiro de café quentinho recém-preparado, não é mesmo? O hábito de tomar um cafezinho é tradição em todo o mundo e, não à toa, existe até uma data dedicada ao tema. O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril, mas outras datas são dedicadas a ele, como o 24 de maio (nacional) e o 1º de outubro (internacional). Ou seja: você tem motivos de sobra para celebrar com uma xícara nas mãos durante todo o ano!

Em terras brasileiras, trata-se de uma paixão nacional. De fato, a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) afirma que nove em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem o produto regularmente. Nosso país, aliás, é o maior produtor e exportador de café do planeta, à frente do Vietnã e da Colômbia. Se você é fã da bebida, saiba que, além de garantir aquela sensação extra de energia, o café também pode aumentar a capacidade de concentração. Isso, claro, se consumido de forma adequada – em média, até quatro doses (xícaras) por dia.

Grãos e torras

O tipo de grão e a forma como ele é pré-preparado para o consumo influenciam diretamente no sabor e aroma que você obtém com a bebida. Os grãos são dois: o Arábica (que representa três quartos da produção mundial e com taxa de cafeína em cerca de 1,4%) e o Robusta (que fornece cerca de um quarto da produção mundial e contém, em média, cerca de 2,5% de cafeína, ou seja, é um pouco mais forte).

A torra, processo que realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada tipo de grão, é dividia em três variações: torra clara (que acentua a acidez e a suavidade, preservando mais os óleos), torra média (equilibrado em acidez, aroma e amargor, ideal para coador de pano ou filtro de papel) e torra escura (café menos ácido e mais amargo).

Ao servir

Quem nunca se perdeu entre as diversas opções disponíveis nos menus das cafeterias? De fato, são muitas formas diferentes de preparo e apresentação do café, que refletem as técnicas típicas das regiões onde a bebida é comumente servida. As mais populares são amplamente replicadas em diferentes países e contam com fãs assíduos – com certeza você tem um estilo preferido! Confira os principais:

Espresso

O nome original é com “s”, mas você também vai encontrar com “x” (café expresso). Conta com 35ml do mais puro café e mais nada. Há variações com o mesmo nome, mas servido em quantidades ligeiramente diferentes. Se o grão for moído na hora, o ritual do espresso fica ainda mais perfeito.

Média

Que também é chamado de Cortado, Café Latte ou Café com Leite. Este tipo é um dos mais famosos e apreciados modos de servir o cafezinho no Brasil. Pedida certa em qualquer padaria do país, a Média também é fácil de fazer em casa, seja com o café coado, da máquina ou com a cafeteira italiana.

Espresso Panna

Comum na Itália, é servido com creme de leite fresco batido (chamado de Panna). No Brasil, alguns estabelecimentos substituem o creme de leite fresco por chantilly.

Cappuccino

Diferentemente do que muitos imaginam, o verdadeiro Cappuccino, originário da Itália, não leva nada além de café e leite (vaporizado e na caneca), mas, no Brasil, é comum encontrar versões acrescidas de chocolate e canela. Geralmente, é servido em uma xícara de 150 a 180 ml.

Mocha

O preparo desta versão da bebida leva calda de chocolate, leite vaporizado, espuma e uma dose de café espresso. A clássica mistura, também chamada de mocaccino, é uma das campeãs em cafeterias pelo mundo.

E você, gostou de saber um pouco mais sobre o café? Na Camicado, além de xícaras e canecas para apreciar o café, temos muitas opções de cafeteiras e bules. Aproveite para conferir a seleção de itens relacionados à bebida no nosso site e também nas lojas físicas.

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo