Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Descomplicando a mesa posta

Descomplicando a mesa posta

Com a chegada das festas de final de ano, um dos desejos mais comuns é compor uma mesa posta impecável para receber amigos, colegas de trabalho e familiares em casa. Mas você sabe por onde começar e quais itens são essenciais para montar a sua? Nesse post, reunimos uma série de dicas para descomplicar de vez a mesa posta, assinadas pela expert Zilda Dias*. Confira agora e deixe a criatividade falar mais alto para criar as suas composições.

Itens essenciais da mesa posta

Para combinar a mesa posta para diferentes ocasiões, o aparelho de jantar clássico é o primeiro elemento que você vai selecionar. Ele será o protagonista de toda a composição. Com uma louça neutra e minimalista, é possível criar diferentes visuais para inúmeros momentos importantes.

Para combinar com o seu aparelho neutro, aposte em uma roupa de mesa também atemporal. E quando falamos em itens essenciais, fazem parte do enxoval o lugar americano ou a toalha de mesa. Escolha o seu preferido! Enquanto o lugar americano delimita o espaço dos convidados, a toalha de mesa é um elemento mais formal.

Com esses itens clássicos é possível ter um resultado diferenciado apostando em acessórios como um guardanapo, um porta-guardapo e um sousplat estampados ou com textura diferenciada, por exemplo. Você não precisa trocar toda a louça a cada refeição. Ao substituir apenas esses itens, você tem um visual diferente a cada montagem.

Além de trazerem impacto, eles também são superfuncionais. O sousplat protege a mesa de respingos dos alimentos enquanto o porta-guardanapo dá um acabamento ao acessório.

Outro item fundamental para compor uma mesa posta é o faqueiro. Prefira uma opção inox para ter um visual perfeito para qualquer composição e lembre-se de ter as peças compatíveis com a refeição a ser servida.

Entre outros objetos importantes, estão as taças. Coloque na sua mesa apenas aquelas que for realmente usar. Por exemplo: a água é fundamental em qualquer celebração, então reserve uma taça específica para ela, mas se você não servir vinho na refeição, não deixe o acessório ocupando espaço.

Como montar a mesa posta perfeita

Agora que você já sabe quais são os itens essenciais para uma mesa posta, vamos compartilhar algumas dicas básicas para montar a sua. Primeiro, leve em conta o tipo de refeição que estará servindo aos seus convidados. Enquanto no café da manhã você usará um prato de sobremesa para acomodar a xícara de café, na janta o prato raso é essencial.

O sousplat é um item que aparece em todas as refeições, mas para ele realmente ser funcional, no café da manhã invista em um modelo específico para acomodar o prato de chá. Já na janta, utilize um modelo tradicional e compatível com a medida do seu prato.

Você pode servir a mesa somente com lugar americano e sem souplast. Também é possível utilizar os dois acessórios juntos. A única diferença será na disposição dos talheres. O ideal é não colocá-los em cima do sousplat, quando for utilizar esse acessório.

Para as bebidas, a taça de água deve ser a primeira na disposição dos itens. Depois coloque uma para vinho e acima a do espumante. O segredo para compor é formar um triângulo e, claro, deixar apenas os elementos que serão usados para que a refeição seja prática.

Já conhece a Mesa de Criação? Aproveite as dicas acima e experimente na Camicado mais próxima um espaço para você soltar a criatividade quando o assunto é mesa posta.

*Esse conteúdo foi produzido em parceria com Zilda Dias, especialista em mesa posta (@zildicas) 

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo