Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Decoração afetiva: como resgatar lembranças para o ambiente

Decoração afetiva: como resgatar lembranças para o ambiente

Nossa memória afetiva é formada por experiências que marcam ao longo da vida. Pode ser a degustação de uma receita que passa de geração para geração da família, um cheiro ou, até mesmo, um lugar importante. Sabia que é possível criar uma atmosfera que lembra esses momentos e objetos prazerosos? Com a decoração afetiva, é possível resgatar as lembranças para o ambiente e encher a casa de significados.

Para você criar uma decoração afetiva, seja na cozinha ou em qualquer outro cômodo, confira as dicas que separamos.

Escolha o seu ambiente

Primeiro, escolha as lembranças positivas que a sua memória traz à tona. Sabendo quais são, você pode pensar na relação com o ambiente principal da casa. Por exemplo, uma receita tradicional da família remete à cozinha. Você pode mobiliar o espaço com itens que são essenciais para o resultado final do prato ficar igualmente delicioso.

Se a ideia é resgatar souvenirs de viagens para lembrar um lugar que mudou a sua vida, a prateleira da sala de estar pode ganhar vida com os objetos. Pratos decorativos, combinados com outros acessórios, também podem ser o ponto de atenção da sua parede (veja mais dicas aqui).

Vintage ou retrô?

Quando falamos de decoração afetiva, os dois estilos estão muito relacionados à seleção de objetos que resgatam a memória e vão parar no visual de casa. Enquanto o vintage está conectado a peças realmente antigas, fabricadas entre as décadas de 1920 a 1960, ou itens herdados por familiares, o retrô é uma releitura de clássicos do passado.

Esse último estilo, inclusive, facilita a vida de quem quer montar uma decoração e não consegue encontrar um item desejo nos antiquários. Além disso, apesar de ter um visual que remeta ao passado, traz consigo funcionalidades mais modernas.

Objetos que carregam memória afetiva

Vasos com plantas, louças coloridas, panelas antigas ou releituras, além de móveis, costumam ser os objetos mais comuns na hora de montar uma decoração afetiva. Não existem cores específicas para eles, afinal o item deve resgatar aqueles momentos gostosos.

Mas alguns materiais ajudam a reforçar essas memórias e trazem uma sensação de aconchego e conforto. Objetos de vime e de madeira, uma vez incorporados no ambiente, trazem mais significado. Os itens, que também podem ser fabricados com um material que remete a textura, podem lembrar a casa de vó e todo o conforto para receber a família inteira e servir um prato delicioso, por exemplo.

Dica para resgatar memórias afetivas

Nem sempre é possível ter objetos iguais às lembranças em função de já terem se quebrado com o passar do tempo ou estarem perdidos. Se esse for o seu caso, que tal olhar nos álbuns de foto da família como era a mesa posta dos antigos almoços ou resgatar a decoração dos seus antepassados? Com os registros visuais é possível ter uma base e procurar por objetos semelhantes, criando uma nova atmosfera mas que ainda assim remeta ao passado.

Seja qual for a sua lembrança, a Camicado tem soluções completas para a casa. Clique aqui e busque o acessório para combinar com suas memórias! 

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo