Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Conheça a receita da deliciosa brandade de bacalhau

Conheça a receita da deliciosa brandade de bacalhau

O almoço de Páscoa é a oportunidade perfeita para se reunir com as pessoas que amamos e celebrar esse momento com pratos deliciosos e, é claro, o tradicional bacalhau. Se quiser variar o cardápio para essa ocasião, aposte na brandade de bacalhau. Pensando nisso, o Blog da Camicado trouxe dicas para preparar essa receita. Bom apetite!

Confira alguns cuidados com o bacalhau

De origem francesa, a receita de brandade de bacalhau pode ser feita com o peixe desfiado, o que é uma vantagem para o cozimento. Versátil, também pode acompanhar outras preparações sem deixar de lado o seu protagonismo.

Você pode optar também pelo bacalhau em peça inteira ou em pequenos pedaços para esse prato. Lembre-se de que você precisará desfiá-lo para o preparo da brandade.

Para que essa receita de Páscoa fique deliciosa, opte pelo bacalhau dessalgado. Você pode comprá-lo dessa maneira ou fazer o procedimento de retirada do sal em casa. O processo é bem simples, mas demanda pelo menos 12 horas para estar completo.

Para dessalgar o peixe da sua brandade de bacalhau, você vai precisar de uma travessa. Nela, o ingrediente deverá estar coberto de água. Depois, coloque o recipiente na geladeira e deixe-o lá por doze horas. Nesse período, troque a água pelo menos quatro vezes.

Saiba como preparar a brandade de bacalhau

Depois de entender como dessalgar o bacalhau e qual é o melhor tipo desse peixe para a brandade, está na hora de aprender como prepará-la. A sugestão que trouxemos leva cerca de duas horas para ficar pronta e rende até quatro porções como prato principal. Confira:

Ingredientes

  • 4 batatas;
  • 2 dentes de alho;
  • 500 g de bacalhau salgado;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • Sal (a gosto);
  • ½ xícara de chá de creme de leite;
  • Noz-moscada ralada (a gosto);
  • Raspas de limão-siciliano (esse ingrediente pode ser posto conforme o seu gosto e é opcional para a brandade de bacalhau).

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer essa receita com bacalhau na Páscoa é dessalgar o peixe no dia anterior. Na hora de começar o preparo, corte as batatas em seis pedaços e depois coloque em uma panela coberta com água. Adicione os dentes de alho e o sal, deixando em fogo alto até ferver. Depois, abaixe para fogo médio e deixe-as cozinhar por 20 minutos, até estarem macias.

Em seguida, escorra as batatas e os dentes de alho, passe em um amassador ou espremedor e reserve. Enquanto isso, tire o bacalhau da água, lembrando sempre de escorrer bem o líquido. Depois, pegue o peixe e leve para a mesma panela, em fogo médio, junto ao azeite. Deixe refogar por cinco minutos e mexa bem com uma espátula para que ele desmanche.

Adicione o purê de batatas na panela e mexa até que tudo incorpore. Depois, coloque o creme de leite e a noz-moscada, sem deixar de misturar. O ponto certo da brandade de bacalhau é o cremoso. Desligue o fogo e prove para ver se a quantidade de sal é  suficiente. Se sentir que precisa de mais, vá acrescentando até estar de acordo com o gosto de todos.

Para servir sua brandade de bacalhau, regue o prato com um pouco de azeite e adicione as raspas de limão, se preferir. Uma dica é fazer algumas torradas para acompanhar a receita. Que tal a alternativa de um preparo assado? Nele, você coloca a mistura em cima de uma fatia de pão e, depois, leva ao forno pré-aquecido a 180 °C por 15 minutos.

Conheça um pouco mais sobre a brandade de bacalhau

A brandade de bacalhau surgiu na região de Nimes, no Sul da França. Entre o século XV e o final do século XVIII, os pescadores de lá capturavam esse peixe em altas quantidades, por isso, ele se popularizou nas receitas criadas naquela época. Mas todos sabemos que é um sucesso até hoje, não é mesmo?

Dentre as receitas que surgiram, estava a brandade de bacalhau. “Brander” significa “misturar” em provençal, e é exatamente isso que esse preparo faz: une o peixe a vários outros ingredientes deliciosos. Originalmente, esse prato não contava com batatas. Elas foram adicionadas anos depois e combinaram perfeitamente.

Servir a brandade de bacalhau com um vinho é a aposta certa para qualquer ocasião, principalmente uma tão especial quanto a Páscoa. A dica para harmonizar a bebida com esse preparo é apostar num vinho branco com acidez elevada, para trazer frescor ao paladar.

Viu como a brandade de bacalhau é o prato perfeito para o seu almoço de Páscoa? Para que possa preparar e servir essa receita da melhor maneira possível, confira o site e APP da Camicado. Por aqui, temos opções de panelas, travessas, amassadores, espátulas, entre outros itens.

Posts relacionados

post title
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Pinterest

Receita de Salgadinhos de Legumes na Fritadeira Oster

Para quem adora inovar na cozinha, uma fritadeira elétrica dispensa comentários. Além de trazer mais praticidade, possibilita receitas mais saudáveis para todos os momentos do dia. Já imaginou petiscar Salgadinhos de Legumes preparados em minutos? Hoje compartilhamos esse preparo superfácil para você inovar no lanche da tarde, incluindo alimentos mais ricos em nutrientes. Separe sua … Continued

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo