Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Como montar a árvore de Natal?

Como montar a árvore de Natal?

Um dos momentos mais mágicos e tradicionais do final de ano é reunir a família e montar a árvore de Natal. Mas antes de pendurar os enfeites, muitas pessoas têm dúvidas sobre como combinar a decoração, a quantidade de adornos ideal, além dos significados principais. Se você é uma delas, prepare-se para esse guia definitivo de como montar a árvore de Natal!

Além de responder aos principais questionamentos, reunimos várias dicas a seguir para a sua decoração natalina ficar ainda mais especial!

Quando montar a árvore de Natal?

Você pode realizar assim que tiver planejado esse momento e com os enfeites em mãos, mas se for seguir o calendário cristão e suas tradições, seria quatro semanas que antecedem o Natal, ou seja, dia 28/11. Mas lembre-se não existe uma regra específica e se você quer fazer agora mesmo ou deixar para dezembro para entrar em clima natalino, a decisão é sua!

Como escolher a árvore de Natal?

Chegou a hora de entender como montar a árvore de Natal. Mas antes de tudo, é preciso definir o pinheiro!

Para escolher o protagonista da decoração, pense primeiro no espaço disponível. A sala de estar costuma ser o ambiente principal para deixá-lo sempre à mostra. Mas a árvore também pode ficar próxima à mesa, principalmente, para complementar a decoração da ceia.

Se você ainda não tem o pinheiro em mãos e pretende adquirir um, prefira modelos de 1,50m a 1,70m. Além de poder complementar com vários adornos, essa medida é a ideal para deixar os enfeites na altura dos olhos. Se o espaço disponível for reduzido, é muito simples: escolha uma árvore menor e coloque uma base para deixá-la mais alta.

O pinheiro verde costuma ser o mais tradicional, mas dependendo da temática do seu décor natalino, opções em branco também caem muito bem. Independentemente da cor, na hora de montar a árvore certifique-se de não deixar espaços vazios. Ao montar, abra os raminhos de cada galho, cuidando para que fiquem bem distribuídos. Uma dica é tentar apontar um para cada direção diferente e desamassar todos para que fiquem simétricos.

Como escolher os enfeites e a posição deles?

Falando no décor da sua árvore, lembre-se de escolher uma temática principal. O clássico nunca sai de moda: as bolas vermelhas e os adornos de papai noel sempre fazem sucesso na data. Mas você também pode escolher um novo tema: neve sendo o elemento principal, renas ou, até mesmo, o gingerbread – o famoso biscoito de Natal! Não existe certo ou errado, o ideal é soltar a criatividade e fazer da data um momento especial.

Escolha a sua temática principal e pense na cor base e nos detalhes. O branco, assim como os detalhes em dourado ou prateados, também podem entrar em cena.

Sabendo o tema principal e as cores da sua decoração, que tal algumas dicas para posicionar os enfeites?

  • Com a árvore montada, se você optar pelo pisca-pisca ou qualquer cordão de LED, coloque-o no topo até a base, em forma de zigue-zague. Faça a montagem já com as lâmpadas acessas, pois além de revisar se todos os pontos de luz estão funcionando, você consegue visualizar a distribuição e ir ajustando. Adicionando o pisca-pisca antes, você consegue também camuflar os fios com os outros adornos.
  • Se você optar por laços, não esqueça de prendê-los em torno do ramo das árvores.
  • Depois adicione as bolas à decoração, sejam elas clássicas ou com temática.
  • Por fim, é hora de colocar os adornos. Separe o restante dos enfeites por tipos. Trabalhe um tipo de cada vez, sempre do maior para o menor (de cima para baixo). Espalhe os enfeites para que os espaços sejam preenchidos de forma uniforme e não esqueça de decorar também cuidado o equilíbrio da sua árvore.
  • Na parte superior, lembre-se do enfeite principal e que complementa a decoração: estrela, laço e papai noel são os mais utilizados no topo.
  • Não esqueça dos detalhes: a árvore é o espaço perfeito para deixar os presentes para a data. Lembre-se de posicionar uma saia ou um tapete para deixar ainda mais especial e preservar as embalagens até o dia.

E os significados de cada enfeite?

A decoração natalina costuma ser carregada de simbolismos para a data. Se você gosta de caprichar nos detalhes e pensar nos enfeites também com significado, saiba alguns deles:

  • Pinheiro: vamos começar por ele, afinal é o protagonista do seu décor! Ele representa para a data a esperança, a alegria e a mudança.
  • Bolas: as coloridas representam os frutos das árvores que eram comidos pelas crianças na noite natalina e também lembram os desejos como amor e perdão. Sentimentos sempre trazidos à tona no Natal.
  • Sinos: tradicionais, anunciam a época de festas e também o nascimento de Jesus.
  • Papai Noel: símbolo presente em todas as decorações, ele lembra a bondade que o Bispo Nicolau tinha nos primeiros Natais que se tem noção.

E se o espaço for compacto para a árvore?

Não é necessário reunir todos os elementos em uma única decoração de Natal. Escolha os principais e solte a criatividade. Se você quiser inovar, outra dica é substituir o pinheirismo tradicional por um arranjo.

Escolha uma folhagem ou flor que sustente o peso do seu adorno principal para começar a compor. Enfeites mais leves combinam com folhagens e flores com haste fina, mas se o seu for pesado, também pode deixá-lo na base. Assim, terá um visual surpreendente e não irá prejudicar a planta. Para fazê-lo, aposte em duas ou três plantas diferentes e corte a haste de 5 a 10 cm, dependendo do vaso escolhido.

Algumas espécies que podem ser escolhidas para o seu arranjo são: Lírios, Rosas vermelhas, Hypercum, Broto de Hortênsia, Flor de cenoura, Verônica branca e Gibasis Pellucida, também conhecida como Véu de Noiva.

Lembre-se de trocar a água constante do seu arranjo para tê-lo preservado até a ceia.

Gostou das dicas? Acesse o nosso site e confira as soluções completas da Camicado para montar a sua árvore de Natal neste ano. 

*As dicas nesse post de blog foram desenvolvidas pelo time de Visual Merchandising da Camicado, especialista em montagem e que sempre traz inovações e inspirações para a data.

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo