Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Como harmonizar o café Nespresso?

Como harmonizar o café Nespresso?

A harmonização é uma técnica gastronômica utilizada para realçar as características principais de uma bebida, de um alimento ou para criar um terceiro sabor. Costumamos ler muito sobre vinhos e cervejas, mas o café também pode ser combinado com alimentos específicos para uma experiência ainda mais prazerosa ao paladar. Encorpado, mais adocicado ou com amargor mais presente, levemente torrado…existem inúmeros tipos, mas você sabe como harmonizar o seu café Nespresso?

Separamos algumas dicas a seguir, incluindo como identificar o tipo de café ao degustar, quais são as principais características na hora de planejar uma harmonização, além de possíveis combinações para deixar o seu ritual perfeito.

As características do café

Antes de saber como harmonizar o café é necessário identificar as características principais da bebida. Você já deve ter escutado falar no corpo do café. Ele nada mais é do que o peso que você sente na boca ao degustar tal bebida como, por exemplo, a água que é mais leve ou o leite integral, mais pesado.

Para combinar o seu café, também é importante entender o nível de acidez e de amargor. Cafés mais suaves possuem acidez mais presente. Ela pode ser notada pelas laterais da língua. Portanto, provar a bebida é essencial antes de procurar como harmonizar o café. Se você salivar pouco, ela pode ser considerada mais neutra. Já cafés mais intensos, possuem amargor mais presente.

Já os aromas são marcados pelas notas sensoriais. O local onde o grão foi plantado, a maneira como o café foi cultivado e processado, assim como o estilo da torra influenciam no resultado final. Você pode encontrar cafés frutados, com especiarias, florais. São inúmeras possibilidades!

Claro que não é necessário se preocupar em identificar todas essas características sempre. A Nespresso, por exemplo, traz informações essenciais em suas cápsulas contribuindo para uma melhor experiência e, consequentemente, boas harmonizações.

Como harmonizar o café

Depois de escolher o seu café favorito, alguns truques são necessários para saber como harmonizá-lo. Você pode fazer de forma intuitiva no dia a dia, mas seguir as técnicas gastronômicas pode acentuar ainda mais o gosto especial da bebida ou criar aquele terceiro sabor, que não está nem na bebida e nem no alimento.

Para isso, aposte na harmonização de duas formas: por similaridade ou por contraste. A primeira se baseia na soma das características do café e do alimento, acentuando-as. Você terá um resultado mais intenso dos sabores. Já a segunda leva em conta as características opostas dos alimentos despertando uma característica completamente diferente de quando só degustamos o café ou só comemos o alimento.

A harmonização por similaridade é bem simples de entender: um café com notas de chocolate pode ser combinado com um chocolate ao leite e essa característica vai explodir no paladar. Já por contraste, um café mais amargo e intenso pode ser combinado com um queijo mais gorduroso – dessa forma, a gordura unta a língua e traz cremosidade e o sal corta o amargor. Não existe certo ou errado. O importante é experimentar novas sensações até alcançar a sua preferida.

E não se esqueça, para trazer mais praticidade para esse momento, o ideal é investir em uma cafeteira de fácil manuseio. O modelo Citz Nespresso tem um design inspirado na arquitetura urbana e apresenta dois botões para preparar espressos de 40 ml e lungos de 110 ml. Dois tipos de café que combinam com uma infinidade de pratos. Vamos saber quais logo mais!

Combinações com o seu café Nespresso

Se você quer ir além e ter novas experiências, saiba que é possível fazer isso em todas as refeições. Do café da manhã ao jantar, o café pode ser o protagonista!

Café com Queijos

Engana-se quem acha que os queijos só podem ser acompanhados de bons vinhos. Costumamos lembrar dessa combinação mais tradicional para o happy hour e para as tábuas de frios, mas o café também pode combinar (e muito) com o alimento.

O lácteo dos queijos proporciona mais cremosidade aos cafés e o mineral corta o amargor, assim como o mineral existente nesse alimento, resultando em uma harmonização incrível e muito diferenciada!

  • Espresso com queijo fresco: uma combinação tipicamente brasileira, mais especificamente mineira. Escolha um café mais suave como o Volutto para acompanhar o queijo fresco, principalmente no café da manhã. Se quiser colocar um fio de mel por cima do queijo, a experiência vai ficar ainda mais especial!
  • Espresso com parmesão: essa combinação exige um típico espresso mais encorpado e intenso. O café Índia ou Palermo Kazaar, da Nespresso, ficam perfeitos nessa combinação.

Café com Chocolate

Uma dica para apostar na harmonização perfeita é a busca pelo equilíbrio. A combinação entre café e chocolate é muito comum em várias partes do mundo, mas requer um ponto de atenção. Se ambos forem muito amargos, a experiência pode não ser a melhor de todas. A escolha correta do café e do chocolate é fundamental.

Imagine um café mais torrado e um chocolate 70% cacau sendo degustados juntos. Como resultado, você terá uma experiência mais amarga. Por isso, a harmonização geralmente é feita com opções mais cremosas e doces.

  • Espresso com pedaços frutas: se você tem uma Nespresso, o Cosi é perfeito para essa combinação, uma vez que esse café possui uma característica suave e notas cítricas.
  • Espresso acompanhado de trufa de cacau: para contrastar com a cremosidade da trufa, aposte em um café com cremosidade e notas de cacau e sinta como alimento e bebida se complementam. A recomendação ideal é o Firenze Arpeggio.

Café com doces

Tanto o contraste como a similaridade podem ser levados em conta na hora de combinar o café com doces. Tudo depende do nível de açúcar presente na sua sobremesa. Se ela for muito doce, o café pode ter um amargor mais presente.

Quindins e doces com mel, assim como bolos tradicionais de cenoura, farinha, fubá são exemplos de sobremesas que podem ser acompanhadas de bebidas com acidez e doçura mais elevada.

  • Espresso acompanhado de bolos frutados ou geleias: se o seu prato principal tiver frutas cítricas como laranja, limão ou bergamota, combine com o café doce e suave. Os cafés Ethiopia, Colombia, Cosi, Tokyo e Shanghai da Nespresso são ótimas combinações.
  • Espresso combinando com torta de chocolate: o amargor do café contrasta com o doce da torta de chocolate. Uma combinação com a nossa cara merece ser feita com o Cafezinho do Brasil, da Nespresso. Ele tem perfil aromático intenso com notas amadeiradas e herbais, um toque torrado e textura aveludada.
  • Espresso com tiramisù: a sobremesa tipicamente italiana pode ganhar uma harmonização por similaridade. Por levar café em sua composição, a sugestão é investir em um tipo intenso, como o Ristretto.

Lembre-se que essas são apenas algumas sugestões para você saber como harmonizar o café. Não deixe de provar novas combinações e tornar a sua experiência com o café ainda melhor e mais prazerosa!

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo