Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Aromaterapia: Como Usar Óleos Essenciais em Sua Casa

Aromaterapia: Como Usar Óleos Essenciais em Sua Casa

Existem aromas que são capazes de nos transportar para fases diferentes da nossa vida ou lugares que já visitamos. Instantaneamente, sentimos uma sensação boa em nosso peito, os ombros relaxam e um leve sorriso se forma em nosso rosto. Esse bem-estar é a premissa por trás da aromaterapia.

Caso você não saiba o que é aromaterapia e para que serve, essa é uma prática terapêutica que consiste no uso de óleos essenciais para proporcionar equilíbrio mental e corporal para o nosso dia a dia. 

Os aromas exalados estimulam o sistema nervoso, mais especificamente uma região chamada límbico. Ela é a responsável pelas memórias, emoções e sentimentos. Além disso, cada óleo possui propriedades únicas com benefícios distintos.

O resultado? Relaxamento, bem-estar, empoderamento, alegria e muitos outros sentimentos positivos. Para te ajudar a escolher os melhores óleos essenciais e entender como usar a aromaterapia em sua casa, a Camicado preparou o conteúdo a seguir. Confira!

Para relaxar antes de dormir

Não há nada melhor do que deitar na cama após um longo dia e ter uma boa noite de sono. Para potencializar essa sensação, vale a pena usar a aromaterapia com lavanda.

O óleo extraído dessa planta possui propriedades que auxiliam a reduzir o estresse e a insônia, oferecendo uma sensação de relaxamento e tranquilidade. Outra alternativa é o óleo de camomila, que também atua reduzindo o estresse, além de aliviar a tensão muscular e os sintomas depressivos.

Já pensou nas suas próximas noites? Uma sugestão é usar um difusor para aromaterapia para vaporizar o óleo pelo ambiente e deixar o espaço ainda mais bonito, já que serve como item decorativo.

Para ter mais foco e concentração

A arte da aromaterapia não traz apenas o relaxamento e a tranquilidade como benefícios. É possível ter mais foco, concentração e disposição com o uso de alguns perfumes específicos, como o de alecrim. Além de ajudar na concentração, ele auxilia a reduzir o cansaço mental e melhora a memória.

Outra sugestão é o óleo de canela, que também atua na redução do cansaço físico e mental, além de ser ótimo para cólicas menstruais. Há ainda o óleo de limão, que é benéfico para combater a ansiedade, o excesso de estresse, dar mais energia e fortalecer o sistema imunológico.

Uma ideia é colocar um difusor no escritório, caso esteja trabalhando em regime home office ou tenha uma sala própria. Assim, você ativará esses sentidos justamente quando mais precisa de foco e atenção.

Para melhorar a socialização

Vai receber convidados especiais para um almoço ou jantar? Os óleos essenciais podem ser usados nessa ocasião também. Além de deixarem o ambiente com um clima ainda mais agradável, com aromas prazerosos e aconchegantes, os benefícios poderão ser aproveitados por todos.

Para isso, coloque um difusor na sua sala de estar ou de jantar e opte pela melaleuca, que tem propriedades calmantes, além de ser um ótimo desodorante natural e repelente (vale usá-lo em áreas externas também, como jardins e varandas). Ainda há a erva-cidreira, cujo óleo estimula o bom-humor e o otimismo, além de acalmar.

Para combater sintomas físicos

Você já viu como funciona a aromaterapia para o bem-estar mental, mas essa prática também é muito eficaz para aliviar sintomas físicos, como dores de cabeça, musculares, articulares e sintomas diversos.

Por exemplo, o óleo de jasmim atua contra a diminuição da libido, tensão muscular e problemas respiratórios. Já o de eucalipto é ótimo para a enxaqueca, febre e tensão dos músculos. O óleo de sândalo é bom para dor no peito, enquanto o ilangue-ilangue atua no combate às náuseas, pressão alta e problemas no intestino.

Como usar os óleos essenciais

Caso você não tenha um difusor em sua casa, é possível aproveitar os benefícios da aromaterapia de outras maneiras. Como já dissemos anteriormente, uma delas é inalar o óleo diretamente do frasco ou pingar algumas gotinhas em sua mão.

Faça de três a sete respirações seguidas, algumas vezes por dia ou conforme orientação de um profissional especializado (como um naturopata). Outra sugestão é pingar algumas gotas em bolas de algodão ou em panos limpos, o que permite que o óleo evapore naturalmente, exalando seu aroma.

Experimente, ainda, misturar o óleo na água e colocá-lo em um recipiente com dispositivo em spray. Assim, você poderá espalhar o aroma nos ambientes desejados, na hora que sentir necessidade. Inclusive, essa é uma boa alternativa para aplicar o óleo no travesseiro, antes de dormir, por exemplo.

Além dos óleos, você também pode usar envelopes e sachês perfumados para aromatizar o ambiente. O interessante desses itens é que eles podem ser colocados nos armários e gavetas de roupas, além de cômodos como sala de estar, quartos, banheiros e escritórios.

Gostou de saber mais sobre a aromaterapia? Então continue por dentro do blog da Camicado! Aqui, você encontra várias dicas para deixar seu lar ainda mais confortável e sofisticado. Não deixe de conferir também o nosso site, repleto de produtos para te ajudar a ter um momento de relaxamento em sua casa!

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo