Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Sopa de cebola: um preparo clássico e delicioso!

Sopa de cebola: um preparo clássico e delicioso!

Aprenda como preparar uma sopa de cebola maravilhosa!

Você também ama uma sopa de cebola para se aquecer nos dias frios, mas não sabe como preparar? Confira um passo a passo fácil e completo da receita clássica e que vai impressionar toda a sua família e seus convidados! Não se esqueça de compartilhar o resultado nas redes sociais, usando a hashtag #minhacamicado.

Uma receita clássica

Antes de falarmos do modo de preparo, queremos contar um pouco sobre a história da sopa de cebola francesa, considerada uma boa opção para as refeições desde os tempos do rei Luís XV. Com o tempo, ela foi aperfeiçoada para chegar no prato que conhecemos hoje. Porém, existe uma história inusitada sobre a origem dessa receita envolvendo o monarca e a corte. 

De acordo com a lenda, o rei chegou de uma caçada e não encontrou nada além de cebolas, champagne e manteiga nos armários. Por estar faminto, ele e sua tia-avó juntaram os ingredientes em uma panela e criaram a receita de sopa de cebola, apelidada de “soup a l’onion”. 

Ingredientes para a sopa de cebola

Para facilitar o preparo, comece separando os ingredientes da receita de sopa de cebola. Essa refeição é feita em duas partes: a sopa e o caldo. Cada uma delas vai necessitar de itens específicos. 

Sopa

  • 4 cebolas; 
  • ¼ de xícara de chá de vinho branco;
  • 1,5 litro do caldo de carne caseiro;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 3 fatias de pão italiano; 
  • ½ xícara de chá de queijo gruyère ralado; 

Caldo

  • 500 g de músculo traseiro em cubos; 
  • 1 cenoura;
  • 1 cebola;
  • 5 grãos de pimenta-do-reino;
  • 3 cravos-da-índia;
  • 1 folha de louro;
  • 1 talo de salsão com as folhas;
  • 2 canela em pau;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo

O preparo da sopa de cebola tradicional é dividido em dois momentos. Primeiro, cozinhe o caldo. Depois de pronto, você irá usá-lo para realizar a segunda parte, a finalização da receita.

Caldo

Comece lavando os ingredientes. Em seguida, descasque a cenoura e corte-a em três pedaços. Depois, descasque a cebola e divida-a ao meio, prendendo o louro e os cravos em uma das partes. 

Em uma panela de pressão da sua preferência, coloque todos os ingredientes junto da quantidade de água indicada. Deixe o fogo alto até que observe um vapor saindo do recipiente. Depois, baixe o nível do queimador para uma temperatura média. Espere 20 minutos e coe todo o líquido com cuidado.

Sopa

Comece a segunda parte do preparo descascando as cebolas e cortando-as em um formato de meia-lua fina. Depois, coloque-as em uma panela com a manteiga e o sal. É crucial que sejam mexidas para ficarem com uma consistência macia e uma aparência mais dourada.

Acrescente o vinho e espere que ele evapore para adicionar a farinha de trigo e o caldo. Depois que a mistura ferver, deixe-a cozinhar por meia hora. Feito isso, ponha tudo em um recipiente próprio para forno pré-aquecido, em uma temperatura média. Coloque as fatias de pão e queijo para gratinar por dez minutos, finalizando o prato.

Quais são os utensílios ideias para preparar e servir a sopa de cebola?

Para preparar e servir a receita de sopa de cebola tradicional, você irá precisar de utensílios de cozinha para mesa posta. São itens que trazem praticidade para o cozimento e deixam a refeição muito mais elegante. 

Acessórios para o preparo

Agora que você sabe como fazer sopa de cebola e já conhece as duas etapas do preparo, precisa dos acessórios auxiliares. Para cortar os ingredientes, utilize conjuntos de facas e descascadores. A sopa também pode ser misturada em panelas com a tecnologia antiaderente, que não deixa que o alimento grude nela.

Para o caldo, opte por panelas de pressão com um design ergonômico para facilitar o preparo. A finalização pode ser realizada em uma assadeira ou em um recipiente de vidro que possa ser exposto a altas temperaturas. É recomendável que a refeição seja preparada em eletrodomésticos de qualidade, como fogões e forno elétrico..

Acessórios para servir

A receita de sopa de cebola simples pode ser servida de diversas maneiras. Um método fácil é colocá-la na mesa no próprio refratário em que foi assada. Lembre-se sempre de contar com descansos para evitar danos à sua mesa. Não esqueça do prato fundo para servir as porções individuais.

Uma alternativa elegante é utilizar pequenos bowls. Esses acessórios para servir são ótimos para quem prefere degustar a sopa de cebola em pequenas porções. Complete a mesa com utensílios como garfos, facas e colheres. Aproveite para dar um toque final com guardanapos de pano ou papel.

Uma refeição para dias mais frios

A sopa de cebola é uma refeição ideal para servir naquelas noites mais frias. Seja com os amigos, a família ou com alguém especial, essa receita vai aquecer seu momento caseiro e único. 

Que tal completar a ocasião servindo a sopa de cebola com um vinho? Uma bebida seca e branca cria uma combinação harmônica com esse preparo. A mesa fica bem elegante com as taças posicionadas perto da travessa ou do bowl selecionado para essa refeição especial.

Gostou da nossa receita? Então, aproveite para visitar o site da Camicado ou baixar o app para adquirir todos os acessórios para preparar sua sopa de cebola e servi-la de forma sofisticada.

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo