Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Saiba como organizar armário de cozinha de maneira prática!

Saiba como organizar armário de cozinha de maneira prática!

Para que o preparo das suas refeições seja feito de maneira prática, é muito importante aprender como organizar armário de cozinha. Seguindo nossas dicas, você deixará seus utensílios sempre à mão e ainda tornará a decoração do ambiente mais harmônica. Vamos conferir algumas sugestões?

 

Comece pelo planejamento

Antes de começar a organização do armário, é necessário criar um planejamento. Nesse momento, você irá determinar o melhor uso dos espaços e quais itens podem ser descartados para otimizar a área disponível no móvel. Aqui vão algumas dicas:

Determine os espaços

A dica de ouro para começar a organizar seu armário de cozinha é determinar os espaços para cada objeto. Cada parte do móvel deve ter um tipo de louça, pote ou ingrediente que você queira guardar. Assim, você conseguirá achar tudo com mais facilidade.

Descarte objetos

Para aprender como organizar o armário de cozinha, você deve ter em mente que alguns artigos precisam ser descartados. Esse é o momento de tirar aquelas panelas quebradas, peças que você não utiliza mais ou ingredientes que já estão fora da validade. Mantenha apenas o que você realmente usa.

Dicas para a organização do armário de cozinha

Para aprender como organizar armário de cozinha, você precisa otimizar toda a estrutura dos seus pertences. Isso facilita na hora de utilizá-los e ainda deixa a aparência do cômodo mais arrumada.

Utilize etiquetas

Uma ótima maneira de separar os ingredientes na hora de organizar armário de cozinha é utilizar etiquetas indicativas. Assim, você sabe qual é o condimento sem retirá-lo do seu espaço designado. Você ainda pode nomear as áreas determinadas no planejamento e facilitar a procura por objetos como pratos, copos, panelas e mais.

Dê destaque aos itens mais utilizados

Sempre temos aqueles artigos que utilizamos com mais frequência, certo? Uma ótima maneira de otimizar a organização e mantê-la no uso diário é colocar os utensílios e condimentos manuseados com frequência em um lugar de fácil acesso.

Separe os pratos e copos em categorias

Uma dica para aprender como organizar armário de cozinha é separar os pratos e copos. Os primeiros podem ser separados por tipo (fundo, raso, de sobremesa e mais) ou decoração (lisos e estampados). Outra divisão criativa é dividir os modelos que você usa no cotidiano daqueles guardados apenas para situações especiais.

Já os copos, você pode organizar por design: dos mais altos para os mais baixos, por exemplo. Ainda é possível dividi-los conforme o uso. Uma ideia é colocar os tipos indicados para vinhos, drinks e cervejas em um espaço e, em outro, guardar os modelos que utiliza para sucos, água e refrigerantes.

Otimize os espaços

Para manter seus armários organizados, é necessário otimizar a área disponível no móvel. Assim, você pode utilizar todos os espaços sem deixar nada apertado. Um ótimo jeito de fazer isso é enfileirar os copos. Com eles em linha, você consegue ter uma lacuna maior para guardar outros modelos.

Outra dica é colocar as louças em organizadores de armários com diferentes alturas. Eles facilitam a visualização de cada produto e evitam danos à estrutura delicada dessas peças. Dobrar panos de prato e toalhas e guardá-los em uma gaveta também é uma alternativa para otimizar o espaço.

Separe um espaço para as panelas

As panelas podem ocupar muito espaço. Por isso, para aprender como organizar armário de cozinha da melhor maneira, você precisa deixar um lugar exclusivo para elas. Para ordená-las, separe os tipos (frigideiras, panela de pressão, caçarola, entre outros) e deixe os mais utilizados na frente.

Utilize toda a área disponível

Essa dica é ótima para quem possui um armário de cozinha com um tamanho mais reduzido. Como a área disponível é menor, você deve aproveitar todas as lacunas disponíveis utilizando as dicas que elencamos acima. Ocupe todas as gavetas e nichos para distribuir bem os seus pertences.

Para armários de cozinha com área maior, essa dica também é válida para o visual do ambiente. Utilizando todos os espaços disponíveis, você garante uma uniformidade na distribuição das peças sem deixar uma parte do móvel com mais utensílios do que outra. 

Crie divisões para os objetos

Para aprimorar sua organização, pense em alguns truques, como ganchos, potes, cestas, prateleiras, nichos, porta-mantimentos e colmeias. Eles são uma alternativa para criar uma divisão entre os objetos e manter tudo em seu devido lugar.

Para canecas, por exemplo, os ganchos são uma ótima opção. Além de deixar a decoração do armário com uma aparência mais arrumada, você arruma um espaço extra embaixo delas, já que estarão suspensas. O porta-talheres é uma alternativa para guardar os artigos do seu faqueiro, separando todos os tipos.

Para panelas que ocupam muito espaço, os itens que otimizam a organização são essenciais para o armazenamento. Ganchos, prateleiras e nichos são uma ótima escolha para separar os tipos e facilitar o uso no cotidiano. 

Mantenha a organização

Depois de seguir nossas dicas de organização do armário de cozinha, é muito importante que você mantenha a ordem ao longo do dia a dia. Tente sempre devolver as peças ao local determinado e fazer limpezas pelo menos uma vez no mês. Assim, você evita o acúmulo de artigos que não utiliza mais.

O mais importante ao aprender como organizar armário de cozinha é fazer uma estrutura que funcione para você e para o seu uso. A decoração é muito importante, mas a praticidade é o que garante que essa ordem funcione. 

Agora que você já sabe como organizar armário de cozinha, é só começar a planejar e garantir um ambiente muito agradável. Aproveite para conferir todos os itens disponíveis nas seções de mesa posta e utensílios da Camicado! Assim, você pode completar os preparos no dia a dia com produtos incríveis.

Posts relacionados

post title
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Pinterest

Montando uma sala aconchegante com Lucila Turqueto

Quando falamos em decorar um ambiente levando em consideração a personalidade do dono, móveis, tons escolhidos, texturas e objetos decorativos são alguns dos elementos que merecem atenção no projeto arquitetônico. E se esse ambiente for a sala de estar, conforto e praticidade também são características essenciais. A Lucila Zahran Turqueto, jornalista especialista em decoração, escolheu … Continued

post title
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Pinterest

Faqueiros Dalper: criando memórias afetivas à mesa 

Receber bem em casa e sentir a alegria que proporcionamos aos nossos convidados é algo extremamente fascinante. Seja no almoço em família ou em um jantar com uma pessoa querida, a organização do ambiente e da mesa posta deixa qualquer ocasião ainda mais especial. A posição dos faqueiros e talheres, portanto, torna esses momentos ainda mais charmosos, elegantes e práticos para você e seus convidados.  Por isso, vale a pena investir em peças produzidas com … Continued

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo