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8 dicas para montar seu cardápio semanal

8 dicas para montar seu cardápio semanal

Neste período em que muita gente passou a cozinhar mais em casa, aprender a planejar as refeições do dia a dia se tornou algo super importante, principalmente para dar prioridade às receitas práticas e saudáveis no cardápio semanal. Confira algumas dicas para definir o que você vai preparar e comer durante a semana, de um jeito mais prático e fácil!

Visualize sua semana

Escreve e planeja em uma planilha no computador ou até mesmo com o bom e velho papel e caneta as suas principais refeições. Não esqueça de prever os lanchinhos e, claro, uma ou outra indulgência (já que ninguém é de ferro).

Deixe a alimentação mais nutritiva

Procure variar as receitas (e aumente seu repertório culinário) com atenção para o equilíbrio dos nutrientes e grupos alimentares. Proteínas, folhas, legumes e grãos são essenciais. Escolha principalmente ingredientes naturais, integrais e orgânicos, sempre que possível.

Faça a lista de compras

Anote todos os ingredientes necessários, e não esqueça dos temperos! Você vai economizar bastante com esse planejamento. Prefira os legumes e frutas mais maduros para você consumir naquela semana. Uma dica é deixar um bloquinho por perto, na cozinha, para anotar os ingredientes que precisam de reposição.

Cozinhe em um dia da semana

Escolha um dia para deixar preparadas as bases dos seus pratos (como o arroz, o feijão e um molho de tomate, por exemplo), deixe as frutas higienizadas e picadas, e porcione e congele o que precisar. Isso agiliza a sua rotina e você deixa para preparar na hora apenas a salada e a carne que consumir, se for o caso. Além do mais, você só vai precisar lavar louças em um único dia da semana!

Otimize seu tempo

Quando for cozinhar feijão, prepare uma quantidade maior para congelar e ter essa preparação à mão sempre que precisar. O mesmo você pode fazer com molho de tomate, quiches, carne moída, sopas e até bolos (que você pode congelar em fatias e depois esquentar na frigideira para consumir).

Evite desperdícios

Atenção para consumir antes as hortaliças mais frágeis e outros produtos mais perecíveis. A alface e a rúcula, por exemplo, estragam mais rápido que o repolho e a acelga. Fique de olho e verifique o que você já tem no armário antes de sair para as compras, para não trazer um item repetido para casa.

Tenha ingredientes curingas

Na despensa, procure sempre ter ingredientes práticos, como farinha de tapioca, pão árabe, massas integrais e alguns vegetais mais resistentes (como cebola, alho, cenoura e pimentão) para preparos rápidos como sanduíches, omeletes ou um macarrão alho e óleo. Eles podem salvar você naqueles dias corridos, sem precisar recorrer a alimentos menos saudáveis.

Divida as tarefas

A alimentação é responsabilidade de todos em casa, então vale dividir as tarefas para que o preparo das refeições seja um momento agradável da família.

Viu como é fácil? Quando você planeja seu cardápio semanal, fica muito mais prático manter a saúde, combater o desperdício e descobrir novos sabores no seu dia a dia. Que tal experimentar?

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