Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

5 flores típicas para arranjos natalinos

5 flores típicas para arranjos natalinos

Para um décor natalino mais natural, os arranjos de flores aparecem como protagonistas. Eles podem substituir os tradicionais pinheiros ou contribuírem para uma mesa posta mais elaborada. Para fazer o seu é muito simples: basta escolher as espécies da estação e terá um visual perfeito para a época. Reunimos cinco flores típicas para arranjos natalinos neste post. Confira as dicas, escolha as suas preferidas e solte a criatividade!

Escolhendo as flores para o arranjo

Antes de falarmos sobre as espécies em si é importante lembrar: o vermelho e o verde são cores clássicas, mas elementos em branco e dourado também aparecem nas decorações modernas. Você pode escolher, simplesmente, apenas flores brancas para o seu arranjo natalino. Afinal, não existe uma regra para compor. O ideal é combinar com o visual da sua casa.

Outros fatores também podem contribuir para a escolha das espécies, como o vaso e a posição solar. Por exemplo, um objeto mais longo permite determinados tipos de flores. Um espaço mais ensolarado pode exigir mais cuidados para que as pétalas não fiquem queimadas com a exposição.

Se a ideia é colocar adornos no arranjo natalino, a escolha das flores também é determinante. A haste precisa suportar o peso do enfeite, caso ele fique pendurado. Já na base, não há mistério: você pode escolher elementos decorativos mais pesados. Se você já tem o adorno, leve em conta isso na hora de escolher as flores.

Espécies para arranjos natalinos

Já com as informações em mãos, conheça algumas espécies para fazer o seu arranjo e ter uma composição linda para a data. Uma dica extra: mescle alguns tipos de flores com outros elementos clássicos como, por exemplo, pinhas e ramos de trigos. O resultado é lindo!

Lisianto branco ou rosa

Nativa da América do Norte e também do México, essa espécie é perfeita para os arranjos natalinos. Sua flor é delicada, tem cores suaves e é extremamente cultivada em diversas partes do país. Por isso, se você gostou, provavelmente não terá dificuldades em encontrar na sua cidade. A flor específica para arranjos pode durar até 10 dias quando cultivada de maneira correta.

A Lisianto não deve ser exposta a altas temperaturas e à luz solar diretamente. Deixe o seu arranjo floral em um ambiente da casa mais ameno para que as pétalas não queimem. Para montá-lo, antes de colocar a Lisianto no vaso, corte cerca de 2 cm do caule, deixando a ponta na diagonal. Isso facilita a hidratação da folha.

Poinsétia

Também conhecida como a flor do Natal. Provavelmente você já viu ela enfeitar muitos arranjos e se quiser tê-la em casa, saiba que ela pode durar muitos dias com os cuidados necessários. Mantenha-a em um espaço com claridade e realize a hidratação uma vez por semana. Observe a umidade do solo. Dessa forma, a probabilidade é que ela dure cerca de 2 a 3 meses.

A Poinsétia existe em várias cores, mas é tradicionalmente conhecida pelo vermelho característico do Natal. Cuidado ao escolher o local do seu arranjo com essa espécie: ela é extremamente tóxica para os humanos e também para os pets.

Cravo verde

Muito utilizado nas decorações de St. Patrick’s Day, o cravo verde também aparece como uma solução para os arranjos natalinos brasileiros. Sua cor é perfeita para as mais variadas decorações, além dos cravos verdes carregarem um significado especial de boa sorte.

Ao utilizá-los no seu arranjo, lembre-se de fazer um corte de 2cm na haste para aumentar a absorção. E não esqueça de retirar a folhagem que murchou para que não caia na água.

Boca-de-leão

Outra espécie comum dos arranjos natalinos e que pode ser encontrada em diferentes tonalidades, mas as mais comuns são vermelhas e brancas para a data. A Boca-de-leão prefere temperaturas mais amenas sem extremos. Então, muito cuidado ao deixar seu arranjo perto do ar-condicionado.

O solo da boca-de-leão deve estar sempre úmido, mas não encharcado. Também é ideal para enfeitar grandes jardins. Então, você também pode apostar nela para decorar os ambientes externos pensando no Natal.

Gypsophila

Também conhecida como mosquitinho, é uma flor muito delicada. Traz um efeito mais campestre para o décor, então aposte se o visual do seu Natal for mais natural e rústico.

Procurando por um tipo mais fácil de cuidar? Ela também é ideal. A Gypsophila exige um vaso que ofereça boa drenagem da água, assim como pleno sol para o seu desenvolvimento.

 

Gostou dessas cinco espécies? Você também pode apostar na Tuia Holandesa para compor o ambiente ou nas Rosas vermelhas, Lírios, Flor de cenoura, Verônica branca e Véu de noiva. Também pode montar um arranjo natalino utilizando apenas um tipo como as tulipas vermelhas e orquídeas. 

A Camicado tem as soluções completas para deixar o seu arranjo impecável. Confira em nosso site muitas opções de vasos para combinar com seu décor.

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades por e-mail.

voltar para o topo