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4 Dicas para uma Segunda sem Carne

4 Dicas para uma Segunda sem Carne

Não é preciso ser vegetariano para começar a eliminar a proteína animal da dieta e aderir ao movimento da segunda sem carne. A campanha, que retornou com tudo nos Estados Unidos em 2003, desejava alertar para as doenças causadas pelo consumo excessivo e também contribuir para a redução do impacto ambiental em função da pecuária. Mas como começar a reduzir a carne da rotina e tornar essa experiência positiva?

Escolher um dia, como a segunda-feira, é uma ótima alternativa. De snacks gostosos a refeições completas sem ela, é possível adaptar a dieta e ainda garantir todos os nutrientes. Isso vamos mostrar agora!

Substituindo a carne

Uma dieta com menos carne e com mais vegetais acaba diminuindo o risco de diabetes e auxiliando no controle do peso. Para quem gosta de cozinhar pratos elaborados, a mudança não é significativa.

Alguns alimentos podem substituir facilmente a carne, mantendo os mesmos componentes nutricionais e adicionando mais sabor às refeições. Tofu, ervilha, grão de bico, feijão e soja são alguns dos mais conhecidos. 

Cereais como aveia, quinoa, milho e amaranto também entram nessa lista. Eles são ótimas fontes de proteína e também apresentam vitaminas do complexo B.  

 

Cozinhando em casa

 

Agora que você já sabe quais são os principais ingredientes para essa substituição, vamos contar que é possível adaptar todas as refeições. No café da manhã, a fonte de proteínas pode ser a partir de ovos mexidos, iogurte natural, queijo coalho e tofu mexido.

No almoço ou na janta, uma salada morna com croutons abre o apetite. Se estiver frio, sopas de legumes, creme de milho ou polenta ao gorgonzola também são alternativas para a entrada. A sugestão para o prato principal pode ser uma saborosa lasanha de palmito pupunha ou um risoto de funghi. Cuscuz marroquino, batata ao murro e mandioquinha também entram na lista de opções.

E os lanches da tarde ou o tradicional happy hour? Quando bater aquela fome de petiscos é possível usar a fritadeira elétrica para garantir snacks saudáveis, crocantes e sem carne. Batatinhas, palitos de cenoura, pão de queijo fit e muito mais podem ser preparados no eletro. 

E fora de casa?

Você pode estar se perguntando como manter a segunda sem carne fora de casa. Se você costuma frequentar restaurantes no intervalo do expediente, é só procurar pelas opções vegetarianas. Muitos estabelecimentos já adaptaram seus cardápios aos diferentes públicos.

Mas se não encontrar alternativas por perto, uma boa sugestão é levar a refeição de casa para o trabalho. Uma salada no pote é uma ótima opção para uma segunda sem carne. Além de ser saudável, é também rápida de se fazer.

salada composta de sementes, folhas, beterraba e mais leguminosos dentro de postes de vidro compridos.

Mais alternativas na sua cozinha

Se você quer levar adiante essa perspectiva natural e sustentável indo além da segunda sem carne, pode contar com acessórios para cozinhar que sejam mais amigos do ambiente. 

Objetos em bambus, por exemplo, são resistentes, acessíveis e sustentáveis. O material é 30% mais leve que as madeiras convencionais. Além dessas características, eles agregam muito no visual – ainda mais se for um happy hour!

 

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