Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Uma mesa para agradecer, celebrar e reunir a família

Uma mesa para agradecer, celebrar e reunir a família

Um dia para lembrar e agradecer tudo de bom que aconteceu ao longo do ano, reunir a família, compartilhar bons momentos e uma refeição saborosa. Assim se comemora a Ação de Graças, feriado popular nos Estados Unidos, mas pouco conhecido no Brasil ‒ algo que está prestes a mudar, no que depender da meseira Tati Alberti e da consultora de etiqueta à mesa e etiqueta social Camila Costa. Elas estão determinadas a trazer essa cultura para cá, e essa foi a ideia do evento realizado em novembro no Espaço Gourmet da Camicado no Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas (SP).

A meseira norte-americana Traci Martin marcou presença no workshop, apresentando a tradição pelo olhar norte-amerciano. Em seguida, Tati e Camila mostraram como abrasileirar a data. Nos dois países, a Ação de Graças é comemorada em novembro, mas em contextos bem diferentes. Lá, o clima outonal. Aqui, a chegada da primavera e o início da colheita. Para dar a tropicalidade que a data merece no Brasil, as profissionais levaram conceitos como o desabrochar das flores e a abundância de frutas e grãos. Na mesa, esses são os elementos responsáveis pelas cores vivas e diversas. Para valorizá-los, o ideal é optar por toalhas, jogos americanos, pratos e guardanapos de cores neutras. Pelo mesmo motivo, louças e talheres clássicos, sem muitos ornamentos, são os mais indicados.

Idealizadora do grupo Meseiras de Campinas, Tati explica que, se o anfitrião desejar, pode escolher um dos itens da mesa para se destacar. Se for utilizar um prato estampado, por exemplo, as outras peças devem ser o mais clean possível. Uma tendência observada por ela é o uso de talheres dourados ‒ o que exige simplicidade no restante da mesa.

Camila aponta que um dos principais erros cometidos na montagem da mesa é o uso do sousplat. Ele foi criado para proteger a mesa do calor, portanto, um adorno ou um jogo americano não desempenha a mesma função. O sousplat pode ser usado em cima de uma toalha, de um jogo americano ou diretamente na mesa. O importante é lembrar que ele acompanha somente a refeição ‒ entrada e pratos quentes ‒, jamais a sobremesa. Outra regra essencial: nunca descanse os talheres no sousplat. Em vez disso, deixe-os em um suporte ou no prato.

Uma ideia original é usar porta-guardanapos diferentes, que façam parte da decoração. O guardanapo também pode ficar em cima do prato, mas nunca dentro de um copo ou taça. “Ele fica no colo da pessoa do início ao fim da refeição. É a última coisa a ser retirada da mesa. Sai apenas quando a pessoa for se levantar e, então, deve ser colocado do lado esquerdo, sem necessidade de se fazer nenhum tipo de dobra”, explica a consultora.

É importante lembrar que, para montar uma mesa de Ação de Graças linda, você pode aproveitar os itens que tem em casa ou comprar peças simples: o toque especial está na sua criatividade!

 

Posts relacionados

#MinhaCamicado

Adicione a hashtag nos seus posts e apareça aqui também.

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo