Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Sopa também combina com verão

Sopa também combina com verão

O calor pede comidinhas leves! Por isso, as sopas de verão são uma ótima opção para quem quer se deliciar e manter a saúde em dia. Especialista em gastronomia funcional, a Chef Gaby Antezana recomenda usar ingredientes frescos, pouco gordurosos, pobres em carboidratos e em calorias.

Mas Gaby garante que o grande segredo na hora de comprar os ingredientes é apostar no que estiver mais apetitoso. Isso faz parte de uma ideia que, para ela, é essencial: que a receita seja acessível para todos. “Minha maior alegria foi ouvir de uma pessoa: ‘sou uma negação na cozinha, mas sei que essas receitas vou conseguir fazer’”, conta a Chef, que ministrou o Workshop Sopas de Verão no Espaço Gourmet da Camicado no Balneário Camboriú Shopping (SC).

Outro ponto que Gaby valoriza muito é se arriscar ‒ ela faz isso e recomenda que todos o façam. Experimentar novas versões das receitas, substituir ingredientes, testar temperos e combinações é a melhor parte de cozinhar, e você só descobre se a mistura fica boa ou não tentando.

Dica importante: na hora do preparo, tente fazer uma quantidade maior do que a que vai comer e congele o que sobrar, pois isso facilita a inclusão do prato na dieta. As sopas de verão podem ser servidas quentes ou frias ‒ mas, no calor, a segunda opção é mais tentadora, né?

No workshop, Gaby passou duas receitas ao público. Confira!

Sopa de Pepino & Alho-Poró com Limão

Ingredientes:

1 cebola média

3 dentes de alho

2 xícaras de pepino picado (com sementes)

2 xícaras de alho-poró picado

Suco de dois limões

Folhas de hortelã a gosto

Sal marinho

Pimenta-do-reino preta

Água filtrada

Óleo de coco

Preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo de coco e refogue a cebola e o alho. Em seguida, acrescente o alho-poró, espere alguns minutos e coloque o pepino picado. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Acrescente água aos poucos, para não deixar grudar. Deixe cozinhar bem, até que o pepino esteja suave. Bata tudo no liquidificador. Caso o aparelho não seja de vidro e termorresistente, aguarde até esfriar um pouco. Coloque novamente na panela e ajuste o sal e a pimenta, caso ache necessário. Acrescente o suco de limão e mexa bem.

Dicas:

1. Escolha a proteína que você mais gostar para acompanhar. Gaby dá a dica: pode ficar ótimo com ceviche. Mas é para comer junto, não para misturar na sopa!

2. Você pode usar tanto o pepino caipira quanto o japonês. 

Sopa de Tomate & Pimentão com Coco

Ingredientes:

1 coco seco ou 200ml de água de coco de caixinha

200ml de leite de coco

4 tomates graúdos bem maduros

1 pimentão médio

1 cebola média

3 dentes de alho

Curry a gosto

Pimenta caiena moída a gosto

Sal marinho a gosto

Óleo de coco

Água filtrada

Preparo:

Pique o tomate (descarte as sementes e, se quiser, tire a casca), a cebola, o pimentão e o alho e reserve. Em uma panela, refogue a cebola no óleo de coco e, em seguida, acrescente o alho. Aguarde alguns minutos e coloque o pimentão. Refogue e, depois, adicione o tomate. Jogue água filtrada aos poucos para não deixar grudar na panela. Tempere com sal, curry e pimenta caiena.

Quando estiver tudo bem cozido, tire a panela do fogo e bata tudo no liquidificador (se o seu não for termorresistente, espere esfriar um pouco ou, se tiver um mixer, pode utilizá-lo diretamente na panela). Depois, coloque a mistura na panela e ajuste o tempero, se achar necessário. Acrescente o leite e a água de coco e sirva. Quem optou pelo coco seco, pode usá-lo para servir.

Dicas:

1. Acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio. Tomates e pimentões costumam conter muitos agrotóxicos, e o bicarbonato ajuda a alcalinizar a receita e dá uma cor mais viva para a sopa.

2. Você pode acrescentar a proteína que preferir! E não precisa ser carne. Se quiser, pode cozinhar quinoa e acrescentar no final do preparo.

3. Depois de servir, lave o coco, retire a polpa e guarde para fazer outras receitas.

Nas redes

Essas e outras receitas estão disponíveis no blog da Gaby, www.chefgabyantezana.com.br. Você também pode encontrar dicas no Facebook e no Instagram da Queen’s Bakery, padaria comandada pela Chef em Balneário Camboriú: www.facebook.com/queensbakery.bc e @chefgaby.antezana.

Posts relacionados

#MinhaCamicado

Adicione a hashtag nos seus posts e apareça aqui também.

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo