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Para não sair da linha: dicas para uma alimentação saudável

Para não sair da linha: dicas para uma alimentação saudável

Só de pensar na correria da semana já dá uma dorzinha de cabeça, né? Levar os filhos na escola, trabalhar, ir ao médico - é tanta coisa que, às vezes, falta tempo para cuidar de si. Um dos fatores que mais sofrem com essa falta de tempo é a alimentação - além de fundamental para o funcionamento do organismo e garantir sua saúde, essa tarefa também ajuda a manter o corpo em forma. Para provar a importância de se alimentar bem no dia a dia, a nutricionista e personal diet Fernanda Gavioli esteve na Camicado para ajudar a montar um cardápio incrível e supersaudável.

Mas, espera aí: já ouviu falar de uma dieta milagrosa e se interessou pelo assunto? Segundo a Fernanda, infelizmente, não existe uma solução “universal” que seja boa para todas as pessoas. “Existe a individualidade bioquímica, portanto somos todos diferentes. A nossa alimentação também deve ser diferente, dependendo de nossas características e necessidades diárias”, argumentou. Portanto, fique atenta quanto às dietas que encontra na internet ou já ouviu falar, o ideal é que você tenha um acompanhamento nutricional para montar o seu plano alimentar de acordo com o que seu corpo precisa, que vai além de contar calorias. Nada de fazer tudo sozinha, viu?

Como já falamos antes, fica difícil manter o padrão alimentar com a rotina corrida. Nessas horas, o mais fácil se torna almoçar em restaurantes durante o intervalo, mas com tantas gostosuras servidas fica difícil controlar a vontade de sair da dieta. Para Fernanda, o ponto-chave é não perder o foco, nem se esquecer do seu objetivo, até porque já são oferecidas diversas opções saudáveis no mercado, como assados, grelhados, integrais (com ou sem glúten), por exemplo. Aí é só escolher a mais indicada para você. “Feito isso, basta focar e não cair em tentação, se você quiser mesmo ter o resultado esperado”, explica a personal diet.

Na hora de montar o prato, não se esqueça da verdade sobre “quanto mais colorido ele for, melhor para a sua saúde na mesma proporção”. Segundo Fernanda, os micronutrientes - vitaminas e minerais - estão divididos por cores nos alimentos. Por exemplo: se você consumir vegetais amarelos, alaranjados ou vermelhos, ganhará mais Vitamina A, mas isso não quer dizer que não tenha que compensar suas outras necessidades. Por isso quanto mais cores, melhor.

E a nutricionista Fernanda passou tantas dicas que deu ainda mais vontade de saber sobre o evento que ela ministrou. Segundo ela, a oficina de Cozinha Funcional na Camicado foi ótima: “Superou minhas expectativas, pois as meninas eram muito interessadas e participativas. Elas adoraram. E uma novidade: em breve terão outras oficinas com outros temas”. E nós estamos superansiosos, Fê! <3