Central de Atendimento ao Cliente: Rio de Janeiro 0800 722 0035 Demais Localidades 3004 5080

Ovos nevados com creme inglês de Matchá: uma receita de chef

Ovos nevados com creme inglês de Matchá: uma receita de chef

Essa receita com gostinho de cozinha profissional tem dois processos diferentes, o preparo do Creme Inglês e dos Ovos Nevados. Afinal uma receita à altura de um chef não poderia ser tão simples, não é?

Comece separando todos os ingredientes que você vai precisar, assim você evita aqueles imprevistos e não precisa se preocupar com o tempo de preparo – em média 1 hora. 

Ingrediente para o Creme Inglês: 1 fava de baunilha com as sementes raspadas; 500 ml de leite; 80 g de açúcar; 30 g de Matchá e 4 gemas. 

Ingrediente para os ovos nevados: 45 g de açúcar de confeiteiro peneirado; 1 pitada de sal; 2 claras; Gotas de sumo de limão; Limão siciliano e Castanha.

Dica do chef: Pra garantir que a clara em neve fique perfeita, pegue alguns ovos reservas apenas pra caso você não consiga separar a clara da gema de primeira. 

Modo de preparo de creme inglês: Para fazer o creme inglês, misture as gemas com o açúcar em uma tigela e reserve. Em uma panela, ferva o leite com a fava de baunilha e as sementes. Quando estiver fervendo retire a fava e despeje o leite na tigela das gemas com o açúcar aos poucos, sem esquecer de ir batendo.

Depois, coloque a sua mistura em uma panela limpa e leve ao fogo baixo para não ferver e acabar talhando, mexendo sem parar. Adicione o matchá, um chá verde, originário do Japão. Após cinco minutos, o creme já vai estar engrossando. Quando ficar com uma consistência de creme de leite é hora de sair do fogo.

Modo de preparo dos ovos nevados: Em um recipiente, coloque uma clara e acrescente o açúcar, as gotas de sumo de limão, o sal. Bata a mistura e quando ficar na cor branca, adicione o resto das claras e continue batendo até ganhar consistência de merengue.

Dica do chef: para conseguir o ponto perfeito do merengue use o Fouet, ideal para bater ingredientes mais delicados.

Em uma panela com água fervendo, coloque seis colheradas do merengue e deixe cozinhar até eles estufarem, mas ficando apenas firmes. Retire os merengues, coloque em folha de papel-manteiga e reserve. Pegue a castanha e um pouco de limão siciliano, rale e reserve.

Agora é a hora de montar um prato com apresentação de chef. Escolha uma louça a altura dessa receita, coloque uma concha do creme inglês e os ovos nevados por cima. Para finalizar, polvilhe a castanha e o limão siciliano ralados.