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Organização eficiente: aprenda a fazer um bullet journal

Organização eficiente: aprenda a fazer um bullet journal

Acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro. Esse é o conceito por trás do bullet journal, um método criado pelo designer Ryder Carrol a partir da ideia de que cada um deve se organizar da forma que achar melhor. Ele queria encontrar uma forma de anotar diferentes conteúdos de uma forma flexível, seguindo o seu fluxo de pensamento ‒ desde os tempos da escola, Carrol enfrentava problemas para se concentrar, e encontrar notas desorganizadas não ajudava, já que ele tinha picos de foco muito intensos e efêmeros.

No bullet journal, você consegue ter uma visão geral das diferentes áreas da sua vida. Nele, podem constar os livros que quer ler (ou que já leu), filmes a que quer assistir, eventos a que tem que comparecer, objetivos a curto e longo prazo, pensamentos, insights, tarefas a cumprir. E o mais importante: o método permite que você priorize suas atividades, determine o que realmente vale o seu tempo e elimine qualquer atividade irrelevante ‒ e essa é a diferença entre ser ocupado e ser produtivo.

Para começar o seu bullet journal, basta escolher o caderno e a caneta que mais gostar. Veja como fazer o seu!

1. Índice

Vamos começar. As duas primeiras páginas em branco são o índice do seu bullet journal.

2. Future log

A próxima dupla de páginas é o future log (registro futuro). Você pode organizá-lo como preferir. Se for em um esquema de seis meses, faça riscos horizontais dividindo as duas páginas em três partes cada uma. Anote um mês em cada espaço. Numere as páginas e acrescente o future log ao índice.

3. Monthly log

Na próxima dupla de páginas, você colocará o seu monthly log (registro mensal). Na página da esquerda, fica o seu calendário. Liste todos os dias do mês, acompanhados da primeira letra do dia correspondente. Você pode usá-lo para agendar eventos ou tarefas, registrá-los depois que eles acontecerem, ou ambas as coisas. As inserções aqui devem ser curtas, pois essa página serve apenas como referência. Na página da direita, liste as tarefas do mês. Antes de cada uma, à esquerda, coloque um pontinho ‒ uma task bullet. Numere as páginas e acrescente ao índice.

4. Daily log

Vire a página. Agora, é a hora de fazer o daily log (planejamento diário). Coloque a data e comece a anotar as coisas que precisa fazer. Cada uma delas vai se encaixar em uma de três categorias: tarefas, indicadas por dot bullets (pontinhos); eventos, por circle bullets (círculo); e notas, por dash bullets (traços). Se a tarefa for muito importante, coloque um asterisco ao lado para priorizá-la.

5. Migração

No fim de cada mês, prepare o próximo monthly log. Observe suas tarefas anteriores e faça um “xis” naquelas que você completou. Analise as que tiverem ficado em aberto e reflita: ela vale seu tempo? Se não valer, faça um risco sobre ela. Se valer e precisar ser feita em curto prazo, transforme o pontinho em uma seta para a direita (>) e copie o item para o planejamento do próximo mês. Se a tarefa for para os próximos meses, coloque-a no seu “future log” e assinale com uma seta para a esquerda (<).

Esse processo é chamado de migração e vai ajudar você a eliminar as distrações e focar naquilo que vale o seu tempo.

6. Coleções

Às vezes, algumas tarefas estarão relacionadas. Para organizá-las, você pode criar uma coleção. Vá para a próxima página em branco, determine um tema, escreva no topo e numere as páginas. Agora, migre todas as suas tarefas relacionadas para aquela coleção e coloque-a no índice.

Símbolos

Pode parecer muita coisa, mas é bem simples! E você é livre para alterar os símbolos utilizados de acordo com o que fizer mais sentido para você. Para facilitar, dê uma olhadinha no resumo:

. Tarefas

o Eventos

< Tarefa agendada em longo prazo

> Tarefa migrada a curto prazo

- Anotação

x Tarefa finalizada

Tarefa cancelada ou irrelevante

Quer saber mais? Veja o vídeo em www.youtube.com/watch?v=fm15cmYU0IM