Central de Atendimento ao Cliente: Rio de Janeiro 0800 722 0035 Demais Localidades 3004 5080

O sabor de outros lugares, com a Chef Sueli Shimohama

O sabor de outros lugares, com a Chef Sueli Shimohama

Um temperinho aqui, uma técnica ali, em cada canto existe uma novidade que torna qualquer prato inesquecível. Essa vontade de conquistar o paladar do brasileiro usando especiarias que ele ainda não conhece motiva o coração - e as mãos - da Sueli Shimohama. Por isso, em agosto, a Chef esteve no Espaço Gourmet da Camicado do Shopping Pátio Higienópolis, ensinando o prato árabe de Kafta com Fotuche.

Mas vamos começar do início? Primeiro, explicando por que a arte gourmet entrou na vida da Sueli. Muito sincera, a Chef nos contou que precisou da culinária, a paixão mesmo só veio depois: “A culinária entrou na minha vida por necessidade, quando fui trabalhar fora, aos 18 anos, e tive que me virar para me alimentar com o que tinha em casa”, conta. Como a mãe era mineira, claro que usava um temperinho especial nas suas receitas e isso conquistou o coração da filha Sueli “Minha mãe tinha um tempero ímpar, por isso comecei a comprar muitos livros de culinária e fazia testes para tentar chegar ao sabor dela, depois de muitos anos deu certo”. Seguindo os passos da família, Sueli não usa temperos prontos, pois acredita que os frescos mudam o sabor final de qualquer receita.

O sabor mineiro da Sueli se expandiu para bem longe - tão longe que a receita ensinada pela Chef no Espaço Gourmet é típica da culinária árabe. A Kafta é uma espécie de carne moída, temperada à moda libanesa e grelhada no espeto, já a Fatuche é uma saladinha que leva alguns ingredientes exóticos. E é claro que essa receita vai conquistar seu paladar de brasileiro. Como? “As técnicas de outros lugares se baseiam apenas no sabor. Os temperos mediterrâneos, quando usados corretamente, dão um sabor maravilhoso à receita e se adéquam ao paladar brasileiro”, afirma a Chef Sueli que a-d-o-r-a explorar novos sabores.

E a criatividade na cozinha é algo que sempre nos contagia. Para a Sueli, a parceria com a Camicado foi algo especial “É sempre maravilhoso, em todos os sentidos”, afirma. Até porque é sempre bom poder cozinhar e dividir o seu tempero com outras pessoas, não é mesmo? Segundo a Chef, o evento mostrou que é possível fazer uma receita especial no dia a dia e criar um sabor diferente com os ingredientes que você tiver nas mãos “O meu intuito é mostrar que qualquer um, ao abrir a geladeira, pode fazer uma salada Fatuche com os legumes que tiver, ou um refogado. Eu gosto que as pessoas explorem sua criatividade”. A gente também ama isso. ;)

Não pôde comparecer ao evento, mas quer saber como fazer essa receita especial? Então, anote aí os ingredientes:

Kafta 
Ingredientes:
•       ½ cebola ralada
•       1 pitada de pimenta chilli
•       2 dentes de alho bem picadinhos
•       cebolinha, salsinha e sal a gosto
•       1 colher de azeite extra virgem
•       1 colher de chá de páprica doce
•       ½ colher de chá de cominho
•       meio limão rosa
•       250 gramas de carne, moída duas vezes (de sua preferência)
•       Palitos para moldar os espetinhos
•       4 folhinhas de hortelã

Modo de fazer:
•       Misture todos os ingredientes, deixe descansar uns 10 minutos na geladeira. Retire, molde nos palitos, de uma pincelada com manteiga e coloque na grelha ou churrasqueira.

Tempo de preparo: 30 minutos