Central de Atendimento ao Cliente: Rio de Janeiro 0800 722 0035 Demais Localidades 3004 5080

Dia Internacional do Café: aperfeiçoe o modo de preparo da bebida

Dia Internacional do Café: aperfeiçoe o modo de preparo da bebida

De manhã, após o almoço, no lanche da tarde ou até mesmo antes de dormir. Cotidiano e, às vezes tão corriqueiro, tomar um cafezinho é uma das atividades mais básicas do brasileiro. Não é à toa que o país é o maior produtor e exportador de grãos de café e o segundo consumidor mundial da bebida. Hoje, que é celebrado o Dia Internacional do Café, o que não pode faltar na mesa é uma xícara com um boa dose de cafeína. E disso a gente entende bem, né? Aperfeiçoe ainda mais o modo de preparo com os truques abaixo e boa pausa.

Dicas para fazer o café perfeito em casa

1.Escolha um grão de boa qualidade. Dê preferência para aqueles que têm escrito em sua embalagem “café especial” e sejam tipo Arábica.Estespossuem 50% menos cafeína em sua composição. Opte também por marcas com o selo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
2.Utilize o pó em três semanas no máximo. O ideal é guardá-lo em seu próprio saquinho em um recipiente com tampa.
3.Não guarde o café novo com o resto do café antigo. Regra: cafés novos sempre devem ficar separados de cafés velhos, em qualquer situação.
4.Ferva somente água filtrada (o cloro faz com que se perca óleos essenciais do café). Depois de quente, desligue o fogo por um minuto. O processo garante que a temperatura não esteja a 100ºC na hora de passar o café, o que extrairia sabores amargos.
5.Use de 5 a 6 colheres de café moído para cada litro de água e evite filtros de pano, poispodem manter resíduos de gordura.
6.Coloque um pouco de água para hidratar o café e só depois despeje o restante. A pré-infusão elimina as bolhas de ar.
7.O tempo de contato entre água e café deve ser:

  • Moagem fina -até 4 minutos
  • Moagem média -de 4 a 6 minutos
  • Moagem grossa -de 6 a 9 minutos

8.Independente de qual for a maneira que você vai coar seu café, escalde o bule ou a garrafa térmica (se for utilizá-la) e as xícaras. “Escaldar” é colocar água fervente. Encha tudo com água fervente até a hora de usar as peças. Isso vai fazer com que os recipientes fiquem com uma temperatura alta e preserve o calor da bebida por mais tempo.
9.Experimente ingerir a bebida sem açúcar. O bom café já tem a sua doçura natural. E consuma em no máximo uma hora. Se precisar guardar, coloque em uma garrafa térmica.

Ficou curioso para aprender mais alguns truques? Reveja aqui o vídeo da nossa websérie Momento Casa e aprenda como um mesmo grão de café pode ter três maneiras de preparo.

Itens que não podem faltar no seu armário no Dia Internacional do Café:

1.Cafeteira Italiana Alumínio Nuova Moka Express Prateada 3 Xícaras –Bialetti 20676
2.Jogo de Xícaras de Café Double Glass 2 Peças –Tramontina 29301
3.Jogo de Minicolheresde Café Inox 12 Peças – Wolff 29654
4.Cafeteira DolceGustoDrop 127V Preta 32311
5.Xícara de Chá Lines Branco e Vermelho Escarlate - Home Style 33318 
6.Xícara de Café Rosier Branca - Home Style 33533
7.Cafeteira Elétrica Preta 12 Cafés 127V - Black Decker 33758