Central de Atendimento ao Cliente: Rio de Janeiro 0800 722 0035 Demais Localidades 3004 5080

Closet em dia: veja dicas para organizar suas roupas

Closet em dia: veja dicas para organizar suas roupas

Ter um closet é maravilhoso ‒ significa lugar de sobra para guardar tudo que você precisa de uma forma muito mais organizada do que em um guarda-roupa convencional. Mas, às vezes, espaço demais também pode significar mais bagunça. Por isso, a gente separou algumas dicas para ajudar você a arrumar suas roupas da melhor forma possível!

1. Tire TUDO do closet

Pode ser desesperador no início, mas torna a organização muito mais eficiente. Você precisa conseguir visualizar e entrar em contato com todas as peças para saber onde colocar cada uma.

2. Livre-se do que não usa mais

Faz mais de um ano que você não usa aquela blusa linda de morrer? Pode ir colocando na pilha de doações. Se você não usou no último ano, provavelmente não vai mais usar. Reduzir o seu guarda-roupa apenas às peças que você mais gosta e utiliza, otimiza não apenas espaço, mas também tempo: você vai ver como se vestir de manhã vai ser bem mais rápido e fácil.

3. Separe as roupas por modelo e por situação

Cada tipo de peça em seu lugar: separe por calças, blusas, vestidos, tops, saias, pijamas. Dentro de cada categoria, organize também por situação: entre as calças, por exemplo, haverá as sociais, as do dia a dia, as de ginástica. Separar por cores dentro de cada categoria também facilita na hora de montar o look.

4. Dobre e pendure

É preciso definir o que será pendurado e o que será dobrado. Tecidos mais rígidos (que não esticam), como crepe, seda, linho e algodão, amassam com mais facilidade, por isso é melhor que sejam pendurados. Se houver espaço, tente pendurar apenas uma peça por cabide, para facilitar a visualização. Já tecidos mais maleáveis ‒ lã, malha e poliéster, por exemplo, podem ser dobrados. Atenção: blusas e vestidos que tenham elastano precisam, necessariamente, ficarem dobrados, senão correm o risco de ficarem deformados. Paletós, ternos, blazers e jaquetas devem ser fechados e pendurados.

Você também pode guardar as roupas que usa menos em caixas organizadoras para protegê-las da poeira. Mas atenção: é bem importante que elas tenham um lado transparente para que você ache as peças com facilidade depois.

5. E nas gavetas?

Priorize o espaço das gavetas para peças menores, como roupas íntimas, roupas de banho e pijamas.

6. Bolsas, cintos e sapatos

O ideal é guardar bolsas e mochilas com enchimento, para que não percam a forma. Você também pode fazer isso com os sapatos que usa menos. Uma ótima opção é guardá-los em organizadores, que permitem o acesso fácil e os deixam visíveis na hora de escolher.

Preveja um lugar para que os cintos possam ficar pendurados - jamais enrolados, pois ficam deformados e podem descascar, dependendo do material.

7. Reserve tempo e seja paciente

Prontinho, agora só falta decidir quando você vai colocar seu closet em dia. Uma última dica muito importante: não desista no meio do caminho. Reserve um dia para organizar tudo com calma e termine o que começar. Pode demorar um pouquinho, mas o resultado compensa. :)