Central de Atendimento ao Cliente: Rio de Janeiro 0800 722 0035 Demais Localidades 3004 5080

Aprenda a fazer crepe Suzette com a Chef Tati Mendes

Aprenda a fazer crepe Suzette com a Chef Tati Mendes

O cheirinho do crepe Suzette é quase tão gostoso quanto o seu sabor. A sobremesa francesa é um clássico da culinária e, por isso, foi escolhida pela Chef Tati Mendes para perfumar o Espaço Gourmet do Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO), em uma aula-show.

Ela fez uma pequena adaptação: no lugar do licor Grand Marnier, da receita tradicional, entrou o whisky. Confere a receita preparada pela chef e, em seguida, algumas dicas para não errar a mão.

Crepe Suzette

Ingredientes:

Massa

80g de farinha de trigo

2 ovos

10g de açúcar refinado

190ml de leite

30g de manteiga noisette

1 pitada de sal

Chantili

60g de cream cheese

100g de creme de leite

10g de glaçúcar

¼ de fava de baunilha

Calda

200ml de suco de laranja

20ml de suco de limão

100g de açúcar demerara

90g de manteiga

20ml de whisky

Preparo:

1. Massa: misture os ovos, o açúcar, o sal e a farinha. Bata bem. Acrescente o leite e misture. Em seguida, adicione a manteiga noisette quente. Deixe a massa descansar por duas horas antes de usá-la. Faça panquecas bem finas.

2. Chantili: misture todos os ingredientes e bata até ficar no ponto de chantili.

3. Calda: caramelize o açúcar sem água até que fique em um tom claro. Adicione os sucos de laranja e limão e deixe reduzir pela metade. Acrescente a manteiga e deixe no fogo até ferver.

4. Montagem: recheie as panquecas com chantili e feche em quatro partes. Coloque em um prato e regue com a calda. Despeje um pouco de whisky por cima e sirva.

Dicas da Chef

Tati aponta que há erros que já são tão clássicos quanto a sobremesa francesa. A principal vilã é a calda: para algumas pessoas, basta vê-la na receita para desistir. Então lembre-se: depois que a calda for ao fogo, nada de ficar mexendo. Misture antes e, depois, só quando ela estiver a 20 minutos no fogo, sempre delicadamente.

As caldas só podem ocupar um terço da panela, por isso, a chef recomenda usar uma caçarolinha. Observe também a espessura: se a panela for muito fina, pode queimar. Para fazer o crepe, Tati afirma que a frigideira deve ser “sensacional”, com um antiaderente poderoso e laterais baixas, que permitam jogar a panqueca para cima para virá-la.

Outro cuidado essencial é não provar cada preparação separadamente. Mantenha em mente que tudo vai ser comido junto e tem que haver harmonia! Por isso, se achar a calda sem açúcar, lembre-se de que ainda tem a massa e o chantili para equilibrar.

Sobre Tati Mendes

Formada em Turismo e Gastronomia e chef há oito anos, Tati é idealizadora do blog Em Busca da Garfada Perfeita, no qual conta suas experiências com viagens e gastronomia ‒ segundo ela, são 23 países “comidos” até o momento. O blog e as contas no Instagram (@TatiMendes e @CasamentoGourmet) fizeram com que ela também recebesse o título de food blogger.