Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Petiscos para o verão

Petiscos para o verão

O que combina com o verão? Amigos e cerveja gelada da melhor categoria. 😉 Mas a gente sabe que essa combinação fica ainda melhor quando ganha um sabor a mais: alguns petiscos, quando harmonizados com a bebida, tornam a conversa bem melhor e o momento muito mais gostoso.

Segundo o chef Sergio Miranda, embora a cerveja tenha baixo teor alcóolico e combine com qualquer receita, existe uma dupla perfeita e ideal para salientar o sabor dessa bebida nessas conversas de bar: os pasteizinhos, principalmente de carne seca, são uma paixão universal, a legítima “comida de boteco” que todo mundo gosta. “Eu escolheria esse petisco para harmonizar com cerveja porque não são regionais, são pedida em qualquer parte do Brasil”, argumenta o gourmet.

E se você quer chamar os amigos para brindarem com você, que tal se arriscar nessa receita? Anote aí os ingredientes e curta a mesa de bar sem precisar sair de casa:

Ingredientes

Massa

3 xícaras de farinha de trigo;

3/4 de xícara de água morna;

1 colher (sopa) de açúcar;

1 colher (café) rasa de sal;

2 colheres (sopa) azeite;

1 colher (sopa) cheia de creme de leite sem soro;

1 sachê de fermento biológico seco.

 

Recheio

350 g de carne (coxão mole, patinho ou qualquer carne macia) desfiada, com cerca de 2 cm;

1/3 de cebola picada;

1/3 pimentão (qualquer um) picado;

3 dentes de alho picados;

1 batata pequena picada em quadradinhos finos;

2 colheres (sopa) de azeite;

sal e pimenta a gosto.

 

Modo de preparo:

Recheio: aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Acrescente a cebola e deixe-a murchar, acrescente o alho, frite um pouco, adicione a carne e frite até a maior parte mudar de cor. Coloque a batata e o pimentão e mexa de vez em quando, em fogo médio, até a batata estar quase cozida. Baixe o fogo e deixe a carne secar. Deixe esfriar antes de usar o recheio.

Massa: junte todos os ingredientes, mas deixe a água por último. Acrescente a água (metade e mexa, depois a outra metade e mexa novamente), misture bem, pode usar as mãos. Sove bem a massa e, caso fique grudenta, acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo. A massa deve ficar lisa e elástica.

Montagem: faça bolinhas com a massa. comece a abrir a primeira bolinha que você fez, pode usar rolo ou as próprias mãos. Coloque o recheio no centro, pincele água na borda da massa e junte as bordas formando uma meia lua, coloque em forma untada e enfarinhada. Após fazer todas as empanadas, pincele uma gema em cada uma delas e leve ao forno preaquecido à 180° C, por cerca de 15 a 20 minutos (até a massa ficar dourada), não deixe mais tempo que isso para não queimar. Sirva com catchup, mostarda, maionese e/ou um molho de pimenta. É bom servir com molhos porque é uma massa mais seca.

Difícil não amar essa receita, né? Olha aí mais uma sugestão do Sergio sobre essa receita: “é sempre bom servir esse petisco em quantidades pequenas, porque ele esfria rapidamente e como é um petisco quente, deve ser servido bem quentinho”. Anotado? Além disso, você pode servir os pasteizinhos com pimentas, mostarda e uma geleia agridoce. A dica do chef é calcular entre 10 a 12 pasteizinhos por pessoa na sua festa, principalmente se essa for a única refeição servida na sua mesa de bar. 😉

 

 

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo