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Nutrientes no copo: saiba como incluir sucos na dieta

Nutrientes no copo: saiba como incluir sucos na dieta

O dia a dia é corrido, e para aguentar essa rotina pesada é preciso estar com a saúde em dia, certo? Mas é comum esquecer que o que você bebe é tão importante quanto o que você come. Os sucos, por exemplo, são uma forma prática de incluir micronutrientes na dieta, mantendo-se hidratado e oferecendo ao organismo parte das vitaminas, sais minerais, enzimas e aminoácidos necessários.

O ideal é utilizar as frutas in natura, para aproveitar tudo que elas têm a oferecer ‒ a vitamina C, por exemplo, é altamente volátil e não está presente nas polpas prontas. O uso de hortaliças nos sucos complementa o combo de nutrientes, e o nutricionista Cadu Ferreira recomenda, ainda, acrescentar sementes para enriquecer a mistura. “A chia, por exemplo, forma um tipo de geleia que protege a mucosa gástrica, além de ser rica em fibras”, explica.

Existem algumas combinações especialmente benéficas para o organismo. Por exemplo, em uma mistura entre os eletrólitos da água de coco e o magnésio da banana, o resultado é uma sensação de relaxamento, o que o torna ideal para ser consumido à noite. Para quem vai se exercitar, por outro lado, um suco de melancia com açúcar é o ideal, pois nesse momento o corpo precisa de carboidratos que queimem rapidamente para dar energia ‒ o que é o caso do açúcar.

Mas atenção: deixe o açúcar só para esses momentos. Para começar o dia, escolha ingredientes com baixo índice glicêmico e menos carboidratos. Uma boa opção pode ser um chá verde, rico em catequinas, acompanhado de uma folha de couve, uma maçã verde e um pedaço de gengibre. O ideal é não coar, para preservar as fibras.

Confira, a seguir, algumas opções coloridas de suco apresentadas por Ferreira durante um workshop de sucos funcionais realizadas no Espaço Gourmet da Camicado no São Luís Shopping, em São Luís (MA).

 

Suco laranja

Ingredientes: laranja com cenoura, mamão, manga e chia

Benefícios: contém carotenoides, poderosos antioxidantes que protegem a pele contra a ação de radicais livres e retardam o envelhecimento.

Suco vermelho

Ingredientes: laranja, beterraba e morango

Benefícios: rico em fitoquímicos como o licopeno, ajuda a combater doenças como o câncer de próstata e mama.

Suco roxo

Ingredientes: melancia, uva e agrião

Benefícios: este suco é um potente isotônico, fortemente indicado para consumo durante atividades físicas. Rico em resveratrol e antocianinas, retarda o envelhecimento, é vasodilatador e ajuda a controlar o peso.

Suco verde

Ingredientes: couve, kiwi, abacaxi, gengibre e pimenta dedo de moça

Benefícios: suco termogênico e parcialmente rico em eletrólitos. Tem potencial antioxidante e

alta quantidade de fibras. É rico em glicosinolatos, tem ação anticarcinogênica e atua na detoxificação hepática.

Suco branco

Ingredientes: melão, pera, hortelã e pepino japonês

Benefícios: fortalece o sistema imunológico, atuando contra o processo inflamatório e alergias. Também é um excelente diurético.

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