Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Muita cor para sua casa

Muita cor para sua casa

Na hora de escolher a cor da parede, os móveis ou os itens da decoração é fácil cair em “tons neutros”. Afinal, elas combinam com tudo, não é? Mas a ausência de cores mais quentes e chamativas podem deixar um ambiente sem personalidade e totalmente sem graça. Por isso, separamos algumas dicas para você não ter medo de combinar diferentes tonalidades.

1. Estude o círculo cromático

Essa ferramenta é uma ótima forma de escolher a paleta de cores da sua decoração. O ideal é você escolher a tonalidade principal e depois consultar o círculo cromático para escolher as secundárias e as de destaque.

Existe uma infinidade de opções de combinações, mas duas delas são simples e sempre funcionam.

Cores análogas: essas são as tonalidades que ficam próximas umas das outras e por isso possuem um baixo contraste. Se você quer criar um ambiente tranquilo e sofisticado, pode apostar nelas. Por serem cores parecidas, elas produzem uma sensação de continuidade e não geram uma sensação de surpresa ao nosso cérebro.

Cores complementares: aqui temos as tonalidades opostas e com muito contraste entre elas. Por isso, essas combinações são indicadas para ambientes que você quer transmitir descontração e alegria, pois criam um clima vibrante e cheio de energia. 

2. Entenda a proposta do ambiente

As cores podem influenciar (muito) no nosso estado de espírito, pois cada tonalidade passa uma sensação diferente para o nosso cérebro. Por isso, entender o objetivo que você tem em cada cômodo da casa é tão importante. Por exemplo, se você precisa de um lugar para trabalhar, cores vibrantes, como laranja e amarelo são ótimas, pois mantêm o cérebro ativo. Se a proposta é criar um cantinho mais zen, pode apostar em cores frias como o azul, pois elas transmitem calma e tranquilidade. Quer entender melhor? Olha só:

Verde: símbolo de pureza, equilíbrio e saúde, ainda promove a concentração. Por isso, é indicado para salas de aula e de reunião.

Azul: como já foi dito, a cor está relacionada à tranquilidade e calma. Essa cor é muito indicada para quartos, salas de estar e banheiros.

Vermelho: além de simbolizar o romance, poder e força, consegue criar um clima aconchegante e convidativo nos ambientes.

Laranja: significa energia e está muito ligada à comunicação e à criatividade. Assim, como o verde também é indicado para, salas de estudos, de estar e quartos de crianças e adolescentes.

Violeta: ligada à sofisticação, os tons mais escuros dessa cor podem criar espaços luxuosos e, os tons mais claros, dão um toque romântico e delicado.

3. Na dúvida, aposte na decoração

Se mesmo depois dessas dicas você ainda está com medo de pintar as paredes, pode apostar apenas em itens coloridos na decoração. Até porque as dicas do círculo cromático e de entender o propósito do ambiente também funcionam com objetos decorativos. Dá uma olhadinha nesse exemplo:


Temos uma parede, um piso e um móvel neutros, mas os objetos são carregados de cores para trazer uma alegria ao ambiente.  

Viu como é fácil deixar a casa mais alegre? 🙂 Clique aqui e aproveite para se inspirar com as nossas coleções de Primavera/verão.

Posts relacionados

#MinhaCamicado

Adicione a hashtag nos seus posts e apareça aqui também.

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo