Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Mesa perfeita em alguns toques

Mesa perfeita em alguns toques

Nem todo mundo sabe o que é preciso para montar uma boa mesa. A importância da disposição das taças e dos talheres, por exemplo, tem tanto valor quanto o tempero do prato principal que será servido. É o conjunto de elementos do jantar que deixa uma lembrança boa para o convidado. Por isso, para ajudar você a receber com estilo, vamos mostrar a importância de três objetos indispensáveis na composição da mesa posta segundo a etiqueta: o sousplat, a toalha e o lugar americano.

Antes de tudo, um ponto a ser lembrado: arrumar a mesa à francesa significa dizer que você vai prepará-la com um estilo mais formal, já que esse é o estilo que tem mais regras no que se refere à posição de elementos e peças. Você pode usar a etiqueta para dar base à decoração e a criatividade para deixá-la mais à sua cara. Inspire-se!

O primeiro passo para montar a mesa perfeita é ter o que vai precisar sempre à mão. Além da louça, faqueiro e taças, há outros elementos que não podem ficar de fora, tal como a toalha. E para não errar na escolha, você precisa saber que existem, pelo menos, 4 modelos básicos dessa peça: o oval, o retangular, o quadrado e o redondo. Tire as medidas da sua mesa, descubra o tamanho certo e escolha o formato que mais lhe agradar. O ideal é que o tecido caia nas bordas da mesa, de 20cm a 25cm. Além de proteger a estrutura do móvel, essa peça também é uma forma de decorar o ambiente, então se você quer algo para o dia a dia, tenha sempre uma toalha lisa branca e invista nas estampas para ocasiões especiais. Não tem erro. 😉

Se você prefere uma decoração menos formal, pode optar pelo lugar americano ao invés da toalha de mesa. Você precisa ter um para cada convidado e deve posicioná-lo abaixo do sousplat. Além de decorativo, o lugar americano também serve para proteger a estrutura do móvel.

Um elemento-chave como o sousplat não pode (nem deve) ser esquecido. A base para prato raso e fundo mede cerca de 35cm de diâmetro e cumpre uma das principais regras da etiqueta, de nunca deixar a mesa vazia – um exemplo: a substituição da entrada pelo prato principal. Mas se engana quem pensa que esse objeto serve apenas como decorativo: sua principal funcionalidade é não deixar os pratos deslizarem sobre a mesa, nem que os alimentos caiam na toalha. Ao escolher o seu sousplat, lembre-se de que a sobremesa nunca deve ficar sobre essa peça.

Agora que você já sabe a função principal desses elementos indispensáveis, anote algumas dicas básicas da etiqueta que servem para qualquer ocasião:

· O garfo sempre fica do lado esquerdo do prato.
· A faca do lado direito do prato (e não se esqueça de deixar o lado do corte virado para dentro)
· O copo ou as taças do lado direito acima o prato.
· O guardanapo pode ficar em cima do prato ou do lado esquerdo.
· O sousplat deve ser colocado a 3cm da borda da mesa

Anotado? Agora capriche no cardápio e ponha a mesa com estilo. 😉

Posts relacionados

#MinhaCamicado

Adicione a hashtag nos seus posts e apareça aqui também.

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo