Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Como usar cada peça do faqueiro

Como usar cada peça do faqueiro

Nem todo mundo sabe – ou segue à risca esse ritual -, mas pra cada situação, existe uma faca diferente. Se você vai picar os vegetais para uma sopa, por exemplo, precisa de uma lâmina que facilita esse trabalho. O mesmo vale para o corte do pão no café da manhã: a faca deve ter a precisão certa pra tirar a fatia e não esfarelar o alimento. Com um pouquinho de conhecimento, você entende os modelos de facas mais simples e torna seu dia-a-dia mais fácil na cozinha.

Primeiro, vamos esclarecer uma dúvida básica: a diferença entre facas de cerâmica e de aço. As facas de cerâmica são conhecidas pro serem mais leves (se quiser encontrá-las, dá uma espiada clicando aqui) e sua principal característica é a durabilidade do fio, mas acabam sendo mais sensíveis e não cortam alimentos mais duros. Já as facas de aço (tem um monte por aqui) são mais resistentes, abrangendo todas as suas necessidades culinárias. Além disso, possuem diversos modelos e lâminas diferentes, por isso acabam sendo uma boa opção pra ter na gaveta da cozinha.

Agora, vamos aos modelos:

Faca universal: esse modelo de tamanho mediano, possui serrilhas e é muito versátil! Serve para cortar embutidos, queijos e outros alimentos em fatias. Ajuda você a preparar lanches ou refeições frias.

Faca guarnecer (ou de legumes): pequena, versátil e muito leve, essa faca possui ponta central e aresta de corte reta. Dessa forma, você consegue cortar, descascar, limpar vegetais e frutas de modo suave – sem perigo de acabar tirando um pedaço da fruta sem querer. É usada para coisas pequenas.

Faca de vegetais: que tal picar vegetais maiores e duros com muita facilidade? Essa é a faca certa para isso.  

Faca de desossar: modelo ideal para separar a carne dos ossos, além de cortar o frango e o peixe. São mais curvadas, por isso realizam cortes de precisão.

Faca para pão: chega de pão esfarelando! Essa faca possui lâmina longa e firma, com fio ondulado e serrilhas feitas para atravessarem o pão e cortarem as fatias com mais facilidade – por isso elas não se despedaçam.

Faca do chef: o nome já diz tudo: essa faca é o truque do chef, por isso você precisa ter ela na cozinha. Ela é a melhor e mais versátil faca do jogo, já que faz praticamente tudo, abrangendo as funções de quase todos os outros modelos.

Facas para grelhado: modelo mais firme e fino. O dorso da lâmina é polido e o fio é liso, tornando o trabalho de cortar os grelhados mais delicado e sem esforços.

Esses são os modelos mais básicos e que não podem faltar na prateleira. Por isso, é ideal organizá-los em um compartimento que deixe o faqueiro sempre a mão.

E sabe onde você encontra tudo isso? Clique aqui e descubra. 🙂 Aproveite e se inspire nesse faqueiro para o presente de Dia dos Pais. 😉

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo