Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

Afeto na cozinha e a receita da Mousse Salgada

Afeto na cozinha e a receita da Mousse Salgada

O amante da cozinha é aquele que transforma meia dúzia de ingredientes em um prato único e saboroso. Sabe como ninguém que o tempero é o segredo da receita, mas que amor, no modo do preparo, deixa qualquer refeição muito melhor. Esse é o lema da Zuh – a própria amante da cozinha. A Chef esteve na inauguração da Camicado no Shopping Jardins, em dois eventos muito especiais, para ensinar o que sabe fazer de melhor: cozinhar.

“Me chamem de Zuh, Zuka, menos de senhora, de dona, sou bem jovial”, foi desse jeito descontraído que Zuleika começou a nossa conversa. Falante e muito atenciosa, a Chef conta que já trabalhou com muitas coisas – desde guia de excursão até compradora da área de suprimentos de uma empresa -, mas admite que a cozinha sempre foi “seu fraco”. A paixão por cozinhar surgiu ainda na adolescência “Eu não podia sair de casa como minha irmã saia, então, quando ela saia, eu ia correndo na cozinha, fazia comida e comia tudinho”, conta. Aos poucos, essa prática simples virou hobby e dele, profissão.

O primeiro negócio ligado ao ramo durou 13 anos: em 1985, Zuh abriu o primeiro restaurante de saladas da Bahia e seu talento e criatividade fizeram com que o estabelecimento tivesse sucesso. Zuleika conta que até o nome dos pratos levaram nomes de clientes. “No restaurante, criamos vários tipos de salada e dávamos os nomes de acordo com a necessidade das pessoas, então se alguém pedisse uma salada somente com alguns ingredientes, a gente acabava colocando esse prato no cardápio e dando o nome da pessoa que o criou”, revela. Demais, né!?

Já deu para perceber que inventar na cozinha nunca foi dificuldade para Zuleika, né!? Foi desse talento que surgiu a Zuh Cozinha Afetiva – a marca da Chef. Por que afetiva? A gente também queria saber! Segundo Zuh, o afeto é um dos principais ingredientes nas suas receitas. “Cozinho muito através do meu afeto. Penso: O que quero oferecer? E ensinar? Quero algo que seja bom para mim e para o outro e é nisso que vou colocando meu amor”, ressalta.

Tamanha criatividade da Zuh que hoje, um dos pratos mais famosos do seu cardápio é a Mousse Salgada. Você provavelmente já viu uma receita dessas em algum livro, mas o que faz a mousse da Zuh ter um diferencial é o tempero e a forma como é servida. Segundo a mestre gourmet, esse prato surgiu em sua necessidade de criar algo diferente, para entradas, prato principal, coquetéis, tornando uma receita ancestral superexclusiva. “Vou adaptando minhas receitas com novos ingredientes e técnicas. Normalmente, a mousse é aguada, mas tenho meus truques para ela ficar sempre bem servida, saborosa e de boa aparência”, conta.

E é claro que essas mousses lúdicas – como a própria criadora delas as chama – ganharam espaço em nosso Espaço Gourmet. Até porque, criatividade e amor na cozinha é algo que nos inspira! A Zuh é nossa parceira há algum tempo, por isso foi convidada a ensinar a receita de sua Mousse Salgada de gorgonzola com nozes e damasco, na inauguração da Camicado do Shopping Jardins. Vai duvidar que foi um sucesso? Muitas pessoas compareceram fazendo do evento uma aula muito importante, para Zuh e para a gente.

Mas, calma: se você não pôde comparecer ao evento, a Zuh passou o passo a passo para fazer essa receita maravilhosa. Confira:

Ingredientes:

200g de creme de leite (01 caixa)
200g de queijo gongonzola
300g de queijo ricota
01 envelope de gelatina sem sabor (12g )
100g de nozes
150g de damascos (mais ou menos 15 damascos )

Modo de preparo:

  1. Coloque no liquidificador o creme de leite (200g);
  2. 2. Acrescente o gorgonzola cortadinho para facilitar liquidificação e a ricota;
  3. A seguir o envelope de gelatina sem sabor, diluída conforme orientação do fabricante;
  4. Bata tudo até ficar uma pasta cremosa, se necessário, acrescente um pouco de água;
  5. Unte uma forma de sua preferência com azeite doce;
  6. Polvilhe com nozes trituradas e pedacinhos de damascos;
  7. Delicadamente coloque uma camada de creme alternando com nozes e damascos, não muito para não tirar o foco do principal que é o gorgonzola;
  8. Cubra com papel-filme e leve à geladeira até que fique bem firme.
  9. Desenforme na hora de servir e coloque a calda de damascos.

Calda:

Feito com antecedência, hidrate bem em água fervente e leve ao fogo os damascos que após estarem totalmente frios, precisam ser liquidificados para formar a calda.

Leve a calda para gelar e coloque em cima da mousse /terrine ao servir, decorando a seu gosto e com nozes inteiras para finalizar.

Sirva com pães, torradas, mix de folhas, carnes, massas raviólis.

Dica da Zuh: a mousse salgada pode ser servida em um almoço ou jantar, com um mix de folhas. Você pode fazer um prato com alface, rúcula e colocar as mousses individuais para enfeitar o prato. Se preferir que ela seja destaque, pode fazer uma mousse grande e colocar no centro do prato onde tem folhas arrumadas. Sirva com torradinhas individuais. Caso você queira algo mais diferente, sirva essa delícia com uma massa do tipo fettuccine. Com a massa ainda quente, coloque uma fatia da mousse em cima. Ela irá derreter e vai transformar esse prato simples em algo novo.

Viu só? Hora de se inspirar na criatividade da Zuh e se divertir na cozinha. :p

Posts relacionados

#MinhaCamicado

Adicione a hashtag nos seus posts e apareça aqui também.

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo