Central de atendimento ao cliente: Rio de Janeiro: 0800 722 0036 | Demais localidades: 3004 5080

5 receitas para uma ceia inesquecível

5 receitas para uma ceia inesquecível

Natal se aproximando, planejamento da noite, ceia maravilhosa. Se tem algo que marca esta data, com certeza, são os pratos típicos do jantar. Mas pra dar um temperinho especial para essas receitas, você precisa saber do segredinho (sim, ele existe). Dê uma olhada em como conquistar o paladar dos convidados com esses 5 pratos natalinos:

Tender:

Ingredientes:

3 kg de tender semidesossado;

Quanto baste de cravo-da-índia para decorar;

4 colheres (sopa) de mostarda;

2 colheres (sopa) de melado;

5 colheres (sopa) de vinagre branco;

3/4 xícaras (chá) de rum;

1 xícara (chá) de suco de abacaxi;

3 colheres (sopa) de margarina;

2 unidades de abacaxi em fatias;

3 colheres (sopa) de açúcar;

1 unidade de canela em pau;

250gr de geleia de framboesa.

Modo de preparo: Retire o tender da embalagem. Risque a superfície com a ponta de uma faca, formando losangos. Em cada cruzamento do losango espete um cravo-da-índia. Acomode em uma assadeira. Em outra tigela, misture a mostarda, o melado, o vinagre e 5 xícaras (chá) de rum. Despeje esta mistura por cima do tender e cubra com papel alumínio. Leve ao forno médio (200°C) por cerca de 1 hora. Retire o papel-alumínio e deixe no forno por mais 30 minutos, para dourar, sempre regando com o molho que se formou na assadeira. Passe margarina em outra assadeira e frite as fatias de abacaxi e polvilhe com o açúcar. Quando começarem a dourar, adicione o restante do rum e o suco de abacaxi. Coloque dois cravos e canela. Deixe cozinhar em fogo brando por dois minutos. Escorra as fatias de abacaxi e reserve o caldo que se formou. Retire o tender da assadeira e junte o molho ao molho de abacaxi. Sirva o Tender de Natal com o abacaxi e a geleia de framboesa.

Peru:

Ingredientes:

1 peru (4kg);

1 garrafa de vinho branco seco;

Suco de 6 laranjas;

3 cebolas picadas;

4 dentes de alho;

4 folhas de louro;

4 caldos de galinha em pó;

1 pitada de pimenta-do-reino;

500g de margarina;

1 colher (sobremesa) rasa de açúcar.

Modo de preparo: Lave o peru na água corrente para retirar o tempero que vem nele. Depois, faça uma marinada com todos os ingredientes listados, com exceção do açúcar Deixe o peru marinando por 2 dias (você vai precisar começar com antecedência, viu?). Cubra o peru com bastante margarina, inclusive furando-o e colocando margarina dentro dele, principalmente no peito. Asse a ave coberta com papel-alumínio (coloque a marinada no tabuleiro junto com ele), em fogo baixo, jogando sempre o caldo do tabuleiro nele (isso evita que ele fique seco) até que o pino que vem junto levante. Quando o pino levantar misture o açúcar com 3 colheres (sopa) de margarina. Besunte o peru e leve ao fogo sem o papel-alumínio até dourar. O caldo que sobra no tabuleiro serve para fazer um excelente molho para ser servido à parte. Leve em uma panela com um pouco de farinha de trigo para engrossar.

Salpicão:

Ingredientes:

1kg de peito de frango;

2 cubos de caldo de galinha;

500g de batata-inglesa;

250g de cenoura;

3 maçãs;

1 lata de ervilha;

1 vidro de azeitonas sem caroços;

1 lata de milho verde;

1 vidro de cogumelos;

200g de uvas-passas;

1 vidro de palmito;

300g de presunto sem fatiar;

1 lata de creme de leite;

1 vidro pequeno de maionese.

Modo de preparo: Leve o peito de frango ao fogo com água para cobri-lo e 2 cubos de caldo de galinha na panela de pressão por 20 minutos. Quando esfriar, desfie e reserve. Corte em pedaços pequenos as maçãs, o presunto, o palmito e o cogumelo. Junte ao frango desfiado e aos outros ingredientes e finalmente coloque o creme de leite e a maionese, misturando bem. Leve à geladeira e depois de refrigerado, pode servir.

Panetone com frutas cristalizadas:

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo

100g de fermento biológico fresco

200g de manteiga

200g de açúcar

8 unidades de gema de ovo

10g de sal

250g de frutas cristalizadas

150g de uva-passa

6 gotas de essência de baunilha

6 gotas de essência de laranja

1 copo de água

Modo de preparo: Em uma vasilha, misture 100g de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Deixe descansar por 15 minutos. Após esse descanso, adicione o restante dos ingredientes menos as frutas. Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos. Depois, acrescente as frutas, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro do tamanho. Após tudo pronto, pegue uma lâmina, faça os cortes em formato de cruz em cima de cada panetone, puxe as abinhas para fora e coloque por cima uma colherinha de manteiga sem sal. Leve para assar em uma assadeira ou forma de papel. Use forno médio 180°C. 

Rabanada:

Ingredientes:

1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses;

2 xícaras (chá) de leite;

1 lata de leite condensado;

3 ovos batidos;

1 pitada de canela;

Açúcar a gosto;

Óleo de girassol para fritar.

Modo de preparo: Corte a baguete em fatias médias. Em um refratário, misture o leite de vaca com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão até que elas estejam bem molhadinhas. Em outro refratário, bata os ovos e adicione a canela. Passe as fatias de pão molhadas de leite nos ovos batidos. Frite em óleo quente e escorra as rabanadas em papel-toalha. Em seguida, passe em um refratário com canela e açúcar a gosto. Sirva quente ou coloque na geladeira para servir gelada.

Demais essas receitas, né? Agora sim sua ceia será inesquecível. Depois, conta para a gente! 😉

Posts relacionados

#MinhaCamicado

Adicione a hashtag nos seus posts e apareça aqui também.

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.

voltar para o topo